Tenho uma parabólica de ferro de foco primário com 1.40 mt com um motor de superjack II + HQ ( o tamanho não sei ao certo medi +/- 38 cm será 16" ou 18") e um receptor com posicionador Marann MST-8010 analógico, tendo este material cerca de 15 anos. A parabólica está a precisar de restauro e o motor tem a roldana que fixa os limites partida, apesar de estar a funcionar.
Como não está devidamente calibrada para receber o sinal de todos os satélites e visto que a afinação não é muito fácil, porque a antena está no telhado e a box dentro de casa, estava a pensar comprar um posicionador Interface Diseqc 1.2 para ter a opção de Usals e ser mais fácil a afinação.
Fazendo contas, gastaria +/- 50€ no posicionador com diseqc, teria que restaurar o prato da antena (decapar + pintar) e tentar arranjar a roldana dos limite do motor, ou em último caso ter de comprar outro motor (+/- 50€).
Então pensei em comprar uma parabólica Offset Gibertini (ou outra) em aluminio de 120 cm e um motor diseqc, e assim não precisava de outra box, não precisava de passar mais um cabo e controlava a antena com apenas uma box com enigma que possuo, sendo que o custo era sensivelmente o mesmo ou até menor se arranjar material em 2.ª mão.
A minha questão é:
Se trocar a antena, fico com uma antena mais pequena (1.20m ), mais leve e com um ganho maior, mas também de tamanho inferior.
Faço bem? A de 1.20 mt é mais que suficiente?
A diferença de tamanho é tão significativa que justifique ficar com a de 1.40m de ferro?
Tenho um LNB universal acho, nem sei de quantos Dbs. Devo comprar outro? Qual aconselham?
Terei outras opções melhores?
O que sugerem?
Obrigado.
Cumps.