Maria Luís Albuquerque, pediu às autoridades internacionais para adiarem o próximo exame regular e a troika já não vem a Portugal na próxima segunda-feira. Segundo o Diário Económico, o pedido da nova ministra das Finanças foi aceite e a oitava avaliação poderá acontecer no final deste mês, a 22 de Julho, ainda que a data não seja oficial.
De acordo com o jornal, o objectivo era atenuar o impacto económico causado pela crise política, trazida à tona pela demissão de Vítor Gaspar e o ‘sai-e-entra’ de Paulo Portas, e tentar empurrar a oitava avaliação para a mesma altura da nona, agendada para meados de Setembro.
Aliás, a escolha de uma nova data deve-se, em parte, também ao facto de não ser certo que o Executivo de Pedro Passos Coelho tenha concluído atempadamente o conjunto de medidas que deve ser apresentado até dia 24 deste mês.
Fonte governamental contactada pelo mesmo jornal avança que a chegada da troika na próxima segunda-feira “parece muito pouco provável”, ficando, assim, por decidir uma data que deverá ser conhecida ainda hoje.
Fonte: NM