De acordo com o Gizmodo, duas comunidades piscatórias já tiveram de ser relocalizadas devido a este processo. “Compreender estes factores locais que aumentam a susceptibilidade das ilhas à erosão costeira é crítico para [nos] guiar a respostas para a adaptação destas comunidades remotas no Pacífic”, explica o relatório.
Os investigadores pesquisaram imagens de satélite, adquiridas entre 1947 e 2014, para examinar o estado de erosão de 33 ilhas, naquela que foi a primeira vez que as mudanças naturais da região foram retratadas de forma minuciosa.
Por outro lado, a equipa de cientistas australianos afirma que o Oeste do Pacífico é um local perfeito para monitorizar a subido do nível do mar, uma vez que os habitantes estão permanentemente a mudarem-se para locais mais elevados.
As Ilhas Salomão têm 560.000 habitantes e perto de 1.000 ilhas. Muitos deles estão a mudar-se para nova partes da ilha ou, inclusive, outras ilhas, devido ao aumento do nível do mar. Taro, a capital da província de Choiseul, está a preparar-se para relocalizar os residentes e serviços, enquanto a uma vila mais a norte da mesma província já viu mais de metade das suas casas serem invadidas pelo mar.
Fonte: Green Savers