O Opel Ampera continua a receber importantes distinções e a ser especialmente bem sucedido na série dos prémios ‘eCar’ dedicados à mobilidade eléctrica.
Em 2010 já tinha sido eleito ‘eCar’ na categoria ‘Inovação do Ano’. No ano seguinte, o modelo de produção em série foi galardoado com o ‘eCar’ do ano. E agora, menos de dois anos volvidos sobre o lançamento, o modelo da Opel com motor elétrico e extensor de autonomia foi elevado à categoria de ‘Pioneiro Verde’ (First Evergreens) no segmento dos automóveis elétricos.
Mais de 13.000 leitores das publicações especializadas alemãs Auto Bild e Auto Test selecionaram o Ampera entre 15 concorrentes e elegeram-no ‘Melhor Conceito Geral’ entre os ‘Pioneiros Verdes’ da mobilidade elétrica. No Salão de Frankfurt, os diretores da Auto Bild e da Auto Test, respetivamente Bernd Wieland e Olaf Schilling, felicitaram o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann, pelo sucesso.
«O conceito inédito da motorização do nosso Ampera foi convincente logo desde o início», declarou Karl-Thomas Neumann ao receber o prémio. «O facto de o Ampera já ser visto como um evergreen e de os leitores terem-no eleito como o melhor conceito geral demonstra que a tecnologia que conjuga tracção eléctrica com extensor de autonomia é muito bem recebida e já deu provas suficientes na mobilidade do mundo real.»
Com o objectivo de contribuir para a proliferação da mobilidade eléctrica, a Opel tomou recentemente a decisão de reduzir o preço de venda ao público do Ampera em 7600 euros, para 38.300 euros. Com isso, a marca reforça o seu princípio de tornar soluções inovadoras de mobilidade acessíveis a uma base mais larga de utilizadores.
O Opel Ampera é o primeiro automóvel elétrico que não exige alterações nos hábitos dos utilizadores. A avançada bateria de iões de lítio, com 16 kWh de capacidade, alimenta um motor elétrico de tração com 150 cv de potência. Com a eletricidade armazenada na bateria, totalmente carregada, o Ampera consegue percorrer entre 40 a 80 quilómetros de distância – dependendo do percurso, da condução e da temperatura ambiente – sem quaisquer emissões.
No modo de funcionamento com extensor de autonomia, que é automaticamente ativado quando a bateria chega ao mínimo de carga, a eletricidade que alimenta o motor elétrico passa a ser produzida por um gerador acionado por um pequeno motor de combustão interna a gasolina. Isto confere ao Ampera uma autonomia total superior a 500 quilómetros, sem precisar de parar para recarregar ou reabastecer. O sistema de motorização elétrica debita um binário máximo instantâneo de 370 Nm, o que permite ao Ampera acelerar de 0 a 100 km/h em menos de dez segundos e alcançar a velocidade máxima de 161 km/h.
Fonte: e-move