Não há falta de apps "anti-roubo" que permitem localizar e bloquear smartphones e tablets Android no Google Play; mas a verdade é que muitos utilizadores nem se lembram de as utilizar… até já ser tarde demais. Há muito que se pedia que esta funcionalidade viesse "de origem" nos Android, e parece que finalmente o Google nos vai fazer a vontade com a chegada – prometida para este mês – do serviço Android Device Manager.
Usando este serviço será possível fazer tocar remotamente o equipamento, que tocará com o volume no máximo independentemente de estar em modo silencioso ou volume reduzido – ideal para o encontrarmos quando sabemos que ele tem que estar em qualquer lado mas não damos com ele; poderemos ver a sua localização em tempo real num mapa; e em último caso, poderemos também fazer-lhe um reset completo para apagar os nossos dados. O tipo de funcionalidades básicas que se esperam de um serviço de deste tipo.
Quanto a mim só fica a falta uma única funcionalidade básica, que seria bloquear remotamente o equipamento com uma mensagem à nossa escolha no ecrã – que seria o passo intermédio antes de sermos obrigados a apagar o aparelho. Mas, compreendo que o Google opte por cumprir apenas as funções básicas estritamente necessárias, e deixe tudo o resto a cargo das apps que existem dedicadas a esse efeito (como aquelas que tiram fotos remotamente para podermos ver por onde anda o nosso smartphone).
abertoatedemadrugada