O objetivo é acelerar o processo de normalização dos carregadores deste tipo de equipamentos, como já foi feito para os telemóveis. Espera-se assim que as especificações agora publicadas possam ser usadas num leque alargado de equipamentos.
A criação de um conjunto de especificações que vêm permitir a normalização dos carregadores poderá dar um contributo importante para a redução de lixo eletrónico, ao abrir caminho à possibilidade de utilizador um mesmo carregador para vários dispositivos.
Estimativas da indústria apontam para que anualmente os carregadores de todo o tipo em fim de vida e os equipamentos eletrónicos que vão para o lixo só porque deixam, de ter um carregador compatível atinge cerca de meio milhão de toneladas.
Em comunicado, o IEC explica que as especificações técnicas agora publicadas resultam do contributo de especialistas de vários países e garantiu já a aprovação dos comités nacionais dos países representados naquele organismo.
Vão permitir uniformizar não só os tipos de conectores, mas também a voltagem usada em cada equipamento, que atualmente é diferente mesmo entre modelos da mesma marca.
In TEK. Sapo