Os veículos eléctricos vêm resolver um grande problema das grandes cidades – a poluição. Mas será o único problema? Nem por isso…
E se lhe disséssemos que existe um veículo eléctrico que, quando estacionado, ocupa cerca de metade do espaço de um Smart ForTwo? É verdade! Ele existe e chama-se “Armadillo-T”!
O futuro é, sem dúvida nenhuma, eléctrico! Mas os problemas de mobilidade nas grandes cidades irão continuar, como é o caso do estacionamento.
O “Armadillo-T” é uma das soluções para as cidades do futuro. Este veículo pesa 500kg e mede apenas 2,8 metros de comprimento. No entanto, pode ser “dobrado” e medir apenas 1,65 metros de comprimento.
Desenvolvido por um grupo de investigadores do KAIST (Instituto Superior de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul), o “Armadillo-T” consegue dobrar-se sobre si próprio e ficar com um tamanho de cerca de metade do Smart ForTwo.
O veículo pode ser dobrado e estacionado através de um smartphone quando o condutor já não estiver no interior do “Armadillo-T”.
Outra tecnologia é a ausência de espelhos retrovisores. O “Armadillo-T” utiliza câmaras que transmitem imagens para um monitor colocado no interior do veículo.
O “Armadillo-T” foi projectado para dois ocupantes. Este veículo está equipado com um motor eléctrico, alimentado por baterias de iões de lítio de 13,6kWh de capacidade, que demoram 10 minutos a serem carregadas.
A autonomia é de 100 quilómetros, o suficiente para circular tranquilamente nas grandes cidades. O “Armadillo-T” consegue atingir uma velocidade máxima de 60km/h.
O veículo adoptou o nome do mamífero que se enrola na própria “armadura”. Fique com um vídeo do “Armadillo-T”.
Fonte: e-move