Noticias

Audi Sport Quattro está de volta!

Foi no Salão Automóvel de Frankfurt de 1983 que a Audi apresentou o Sport Quattro original. Volvidos 30 anos, a marca dos anéis decidiu recuperar o nome “Quattro” e apresentar, nesta edição do Salão Automóvel de Frankfurt, o protótipo coupé desportivo híbrido plug-in (de ligar à tomada) Sport Quattro.

Este Sport Quattro Concept vem equipado com um motor 4.0 TSI twin-turbo V8 de 553 cavalos (utilizado no RS6) e 700Nm de binário, com sistema de desactivação de cilindros e Start/Stop, associado a um motor eléctrico com 148 cavalos e 400Nm de binário, colocado entre o motor e a transmissão.

O protótipo apresenta uma bateria de iões de lítio de 14,1kWh com refrigeração líquida na parte traseira. A autonomia em modo totalmente eléctrico é de 50 quilómetros.

No total, o Sport Quattro debita 691 cavalos de potência máxima e 800Nm de binário. Os 0 aos 100km/h são atingidos ao fim de 3,7 segundos e a velocidade máxima é de 305km/h!

A potência é enviada para as quatro rodas através de uma caixa de velocidades “Tiptronic” de oito velocidades.

Apesar de toda esta potência, o Sport Quattro emite 59g/km de CO2 e consome apenas 2,5l/100km de combustível.

O Sport Quattro permite três modos de condução: puro eléctrico, híbrido e sport.

Com 4,60 metros de comprimento, 1,37 metros de altura e uma distância entre eixos de 2,78 metros, o Sport Quattro apresenta um design bastante simples, mas agressivo. A grelha frontal hexagonal preenche quase toda a frente do veículo e serve para arrefecer os turbos e o radiador das baterias. Nos lados, as entradas de ar arrefecem os enormes travões. Os faróis apresentam tecnologia LED.

A traseira acompanha o design simples do Sport Quattro. Destaque para a porta da bagageira curta e os farolins rectangulares em LED. As jantes de 21 polegadas e as cavas das rodas “musculadas” conferem-lhe ainda mais agressividade.

O Sport Quattro tem um peso bruto de 1850 kg. Mas o veículo poderia até pesar mais, não fosse a utilização de compósitos e alumínio. A plataforma é feita a partir de uma mistura de painéis de aço de ultra resistência e de alumínio. As portas e pára-lamas são de alumínio e o tejadilho, capot e mala são feitos de fibra de carbono.

Sem dúvida que teremos aqui um futuro carro de ralis… tal como o seu “avô”!

Fonte: e-move

To Top