Este topico serve apenas para colocar as Audiências da televisao Portuguesa.
A medição de audiências tem por base o serviço de audiências da GFK (CAEM)
Television Audience Measurement in Portugal
A GfK Portugal foi a empresa designada pela CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meios) para realizar o estudo de Medição das Audiências de Televisão em Portugal nos próximos 5 anos.
Trata-se de um projecto conduzido junto de um painel de lares representativo da população portuguesa.
A tecnologia utilizada é o audio-matching, desenvolvida pela GfK Telecontrol. Esta tecnologia permite a medição do sistema analógico bem como do sistema digital.
A medição de audiências engloba:
•A medição do consumo de televisão;
•A descrição socio-demográfica dos consumidores;
Todos os dias os dados de audiência do dia anterior são disponibilizados.
O estudo de medição de audiências é realizado em exclusividade para a CAEM. Para informação detalhada sobre a aquisição de dados de audiência poderá contactar directamente a GfK.
Medicão de audiencias de televisão
Os valores e normas da GfK orientam-se sobre as regras estabelecidas por organizações de renome no mercado dos estudos de mercado (ESOMAR, GGTAM). Além disso, a filosofia da empresa GfK é baseada em princípios académicos, na abertura para com os clientes e na sua neutralidade.
Como empresa de estudos de Mercado, a GfK opera numa área de potencial conflito, onde é necessário encontrar o equilíbrio para preservar os aspetos científicos, bem como respeitar e implementar os aspetos práticos. No entanto, a GfK mantém os seus princípios globais ao mesmo tempo que respeita as circunstâncias locais. O principal objectivo da GfK é fornecer dados fidedignos e válidos, que satisfaçam as necessidades dos clientes.
Como são disponiblizados os dados das audiências?
Partindo deste princípio a GfK é a primeira empresa em Portugal a disponibilizar os seus dados através dum ficheiro XML de acesso a todos os utilizadores, isto quer dizer que toda a informação de dados de audiências é de livre acesso e consulta. Esta forma de disponibilizar dados permite o acesso a qualquer utilizador e a qualquer software de análise de audiências.
A CAEM é a entidade reguladora e proprietária dos dados:
CAEM – Comissão de Análise de Estudos de Meios
R. Sampaio e Pina,70-3º
1070-250 LISBOA
Tel: 213 861 510
geral@caem.pt
Painel de audimetria
Como é constituído o painel de audimetria?
1- Establishment Survey
A constituição do painel teve como base a realização de um estudo denominado por “Establishment Survey”. Este estudo de 10 000 entrevistas realizado pela INTERCAMPUS permitiu o conhecimento de algumas variáveis que não se encontram disponíveis em organismos oficiais. Por outro lado, permitiu dispor duma base de lares para recrutamento dos lares do painel.
A seleção dos lares foi efetuada de acordo com o método "Random-Route" através da realização duma entrevista direta e pessoal. Uma das principais vantagens apresentadas por este método é a independência face a listas de endereços / telefones como ponto de partida, que sempre acarreta o risco de enviesamento.
Com este método, cada agregado familiar do extracto definido do universo tem a mesma probabilidade de ser escolhido para o painel e as amostragens do universo não serão enviesadas. Concretizam-se assim os critérios mais importantes de acordo com as regras GGTAM para uma amostra aleatória e representativa.
2 – Painel de Lares
O painel de audiências da GfK é constituído por uma amostra de 1100 lares, que representa o total da população de Portugal com 4 e mais anos de idade.
O processo de seleção baseou-se nas seguintes variáveis:
- Região NUST II (5 níveis- Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve)
- Habitat (6 níveis – Menos de 2.000, 2M a 9.999, 10M a 99.999, 100M e mais, Cidade Lisboa, Cidade do Porto)
- Dimensão do Agregado familiar (4 níveis – 1 pessoa, 2 pessoas, 3 pessoas, 4 ou mais pessoas)
- Classe social (5 níveis – A, B, C, D, E)
- TV por subscrição (2 níveis – sim e não)
A conjugação destas variáveis determinou um conjunto de 127 quotas. Este critério de seleção minucioso permite-nos salientar as seguintes vantagens:
- Robustez estatística na informação produzida;
- Representatividade de diferentes tipologias de consumo de TV;
- Dispersão geográfica da localização do lar selecionado;
- Aumento da eficiência do processo de ponderação / extrapolação.
A decisão de se utilizar variáveis de caracter universal, como a variável região (INE –Nuts II) e a variável classe social da ESOMAR, possibilita que ambas sejam comparadas e analisadas como variáveis de Benchmarking.
Processo de medicão de audiências
Como se processa o sistema de medição de audiências?
A tecnologia de audio-matching é a chave do sistema. Esta tecnologia permite medir todas as plataformas (analógica e digital, cabo, satélite, terrestre e IPTV), bem como conteúdo VOD (video-on-demand) e conteúdos ‘time-shift’ até sete dias após a transmissão. A tecnologia de correspondência áudio (audio-matching) é baseada num algoritmo desenvolvido por Mufin GmbH / Instituto Fraunhofer, especialmente para a GfK, que administra uma base de dados para o reconhecimento das músicas através do telemóvel.
Com esse algoritmo é possível identificar o nome da música com o auxílio de um banco de dados de 8.460.000 faixas. Todas as medições baseadas neste algoritmo são extremamente eficazes, permitindo que uma medição ao nível dos segundos possa ser alcançada.
Tal como o próprio nome sugere, o audio-matching reconhece o canal visionado a partir de informação áudio. Não importa que tipo de plataforma de distribuição é utilizada (analógica, digital, via cabo ou IPTV, em formato HD ou SD), em princípio, qualquer plataforma pode ser medida com a tecnologia audio-matching.
Os programas com várias faixas de áudio podem ser divididos e medidos, os espaços publicitários podem ser reportados separadamente. Se uma faixa de áudio é referenciada de forma separada no SSU pode também ser reportada separadamente.
Para além disto, a tecnologia audio-matching da GfK Telecontrol oferece ainda a possibilidade de reportar conteúdos vistos em Time Shifting (conteúdos gravados e visionados posteriormente) até 7 dias após a sua transmissão, também independentemente da sua plataforma de distribuição.
Como se processa a identificação dos canais vistos?
A informação gravada no audímetro é enviada para uma central que compara as amostras de som recolhidas no lar com as amostras de som gravadas nas SSU da GfK.
Equipamentos
Quais são os componentes do sistema audio-matching?
O Audímetro
O Audímetro UMX mede ao segundo e utiliza a tecnologia audio-matching para a medição dos consumos de televisão. Este equipamento é instalado nas televisões de um lar que sejam ligadas pelo menos uma vez por semana.
O audímetro é composto por:
METER UMX grava o sinal áudio diretamente do aparelho de televisão que esteja a ser utilizado para o consumo de conteúdos de TV;
Telecomando que permite a identificação dos vários elementos do lar, ou seja, a cada indivíduo corresponde uma tecla (podem ser identificados até 16 pessoas por lar). Sempre que um elemento se encontre na divisão em que o aparelho de televisão está ligado, acciona a sua presença no comando.
A central de gravação – Sound Sampling Unit
As estações televisivas a serem medidas são gravadas e condensadas numa Sound Sampling Unit (SSU 3G) – um centro de gravação de som -, alojada nas instalações da GfK. Estes dados de referência são então comparados com a informação gravada pelos audímetros UMX e é feito um reconhecimento e correspondência do respectivo canal.
Quais são as vantagens da tecnologia áudio-matching?
- É completamente independente dos emissores (estações televisivas). Não é necessária a cooperação dos emissores dado que não existe nenhum código para inserção no sinal. A não envolvência dos emissores garante uma total independência dos estudos.
- A instalação no lar é fácil; os equipamentos televisivos não têm de ser abertos ou alterados.
- Com o audio-matching, o áudio transmitido é medido e separadamente reportado, independentemente da plataforma de distribuição (analógica, digital, via cabo ou IPTV, em formato HD ou SD)
- Oferece a possibilidade de medir o consumo em time-shift até 7 dias após a transmissão.
- A tecnologia audio-matching permite a medição ao segundo.
Como é feito o controlo de qualidade?
O painel de audimetria é dinâmico e reflete diariamente os comportamentos e alterações dos agregados familiares que o compõem. Daí a exigência dum grande esforço interno para acompanhar as várias alterações, de modo a refletir um comportamento correto da realidade, evitando, desta forma, possíveis erros e desvios.
Isto quer dizer que, diariamente, há indivíduos novos a entrar e a sair nos agregados familiares, há novos equipamentos e serviços de subscrição de televisão que são adquiridos e contratados.
Tendo em conta que os dados são disponibilizados diariamente e que a performance do painel depende essencialmente da colaboração dos painelistas, os comportamentos destes devem ser acompanhados e monitorizados. Tendo em conta esse objetivo, foram criadas algumas convenções pré-estabelecidas pelo mercado para ajudar na identificação e acompanhamento dos comportamentos.
A base de controlo de qualidade permite o registo e identificação do comportamento do lar e individuo possibilitando a avaliação por parte do gestor de painel, que avalia cada situação e decide qual o procedimento a adotar. Por exemplo, ou o painelista tem um comportamento correto e deve permanecer, ou então o comportamento é incorreto e deve ser eliminado.
Como é feita a gestão do painel?
Para a gestão do painel, a GfK Telecontrol desenvolveu um software especial – o UMS-Panel- Manager. Este software construído de forma modular, coordena todos os processos dentro do UMS (Universal Meter System), incluindo a instalação técnica, planeamento de recursos técnicos, a gestão real dos membros do painel, o processamento de dados e de ponderação.
O UMS-Panel-Manager está alojado numa base de dados central o que permite uma gestão de qualidade estruturada e abrangente. Uma meta importante durante a concepção e implementação do sistema de medição GfK Telecontrol foi integrar a gestão do painel, com destaque para a integração das normas dos estudos de mercado a partir da experiência empírica das ciências sociais. Por exemplo, os contactos com membros individuais do painel devem poder ser orientados de forma tão fácil quanto possível e ser minimizados e arquivados de uma forma estruturada.
Além disso, controlos diários de comportamento, como por exemplo o uso anormal (como o registo simultâneo em vários dispositivos UMX), são evidenciados na gestão do painel. Se um lar exceder os limites definidos ou este tipo de eventos for reincidente, uma nova formação é possível, como parte da gestão dos membros do painel. A gestão da qualidade também ocorre através do software de gestão do painel. Como o software combina todas as partes do painel de gestão, oferece uma visão geral de todas as operações do painel, que é essencial para a gestão da qualidade. A CAEM e os auditores recebem uma visão completa de todas as actividades no painel e ainda têm a possibilidade de realizar as suas próprias análises.
Como são realizados os dados de audiências?
Diariamente os lares do painel comunicam com a central para enviar os dados armazenados nos audímetros.
Após a recolha da informação dos vários lares é feito o processo de Matching na nossa central de dados.
A informação recolhida passa pelas etapas:
Validação – Utiliza regras pré- estabelecidas para eliminar possíveis comportamentos incorretos.
Ponderação – Atribui aos indivíduos da amostra pesos para equilibrar a diferença relativa entre a amostra obtida diariamente e o Universo.
Extrapolação – Permite a projeção dos indivíduos presentes na amostra para o total da população / Universos.
Estas três etapas são de extrema importância em todo o processo, pois permitem por um lado eliminar automaticamente determinados tipos de comportamentos e permitir que a amostra se torne representativa do total da população portuguesa.
A amostra do painel é constituída e controlada por lares. O processo de ponderação permite garantir a representatividade dos indivíduos no Universo, daí a necessidade de existir uma grelha diária que pondera e extrapola os indivíduos presentes na amostra.
O modelo de ponderação foi constituído tendo por base a definição de 16 grelhas. Estas grelhas, têm como objetivo permitir que o utilizador dos dados tenha a garantia, de que os targets mais importantes definidos pelo mercado, possam ser estáveis e representativos.
A GfK disponibiliza diariamente com o ficheiro de dados de audiências, os seguintes indicadores:
- Pesos mínimos, máximos e médios;
- Desvio padrão;
- Amostra diária instalada, produzida e ponderada;
- A distribuição dos pesos da ponderação.
Estes indicadores permitem ao utilizador final aferir sobre a consistência e fiabilidade dos dados que são disponibilizados. Além destes indicadores, são também utilizados outros internacionais que permitem realizar Benchmarking dos resultados em Portugal com outros painéis a nível mundial.
As audiências são disponibilizadas diariamente através de um ficheiro que pode ser utilizado por qualquer software de análise de audiências. Os dados de audiência da GfK são da propriedade da CAEM.
Fonte : GFK