Televisões tomaram decisão depois da comissão ter rejeitado a realização de uma auditoria ao painel de audiências.
A TVI e a RTP comunicaram hoje a decisão de abandonar a Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), depois de não terem visto satisfeito o pedido de audição ao painel de medição de audiências por uma entidade independente.
"A TVI entende que a CAEM, ao ignorar os pedidos da TVI e da RTP de realização de uma auditoria final ao funcionamento do serviço de audimetria prestado pela GfK, actuou de uma forma contrária à prossecução do seu fim social, conforme delimitado pelos respectivos estatutos e demonstrou não ter a capacidade para ser representativa de todos os interesses do mercado. Por isso, a CAEM deixou de estar em condições para ser um instrumento de auto-regulação deste mercado", justifica em comunicado a estação de Queluz de Baixo.
A TVI revela ainda que se ofereceu, juntamente com a RTP para suportar, "sem custos para os demais associados da CAEM ou para esta associação" a despesa com este processo.
Também num comunicado, enviado à redacções, a televisão pública revelou ter entregue à CAEM e ao presidente da Assembleia Geral da Associação, Luís Marques, "uma carta com a sua exoneração de associada".
A administração da RTP alega que a decisão "foi ponderada com toda a atenção" e "resulta da constatação de que a CAEM se tornou incapaz de cumprir, no actual enquadramento, o fim para que foi criada na sua função auto-regulatória e na capacidade de agregar todos os interesses do mercado".
No final dos respectivos comunicados, ambas as estações reiteram "acreditar na auto-regulação" e afirmam a intenção de tudo fazer "para colaborar num sistema auto-regulatório consensual e transparente que não o actual".
Fonte: Económico