O grupo chinês Hanergy apresentou este fim-de-semana quatro protótipos de carros eléctricos com painéis solares fotovoltaicos. Segundo o Dinheiro Vivo, estes automóveis podem ser carregados enquanto estão a ser conduzidos ou também podem ser ligados a estações de electricidade para viagens mais longas ou quanto o sol estiver nublado.
O objectivo é iniciar a produção em série nos próximos três anos. A autonomia destes carros, actualmente, é de 350 quilómetros, se combinarmos as baterias com os painéis solares. Só com painéis, o automóvel pode percorrer 80 quilómetros, no caso do modelo Hanergy Solar A.
Neste caso, o tempo de carregamento é entre cinco e seis horas de sol, o que “corresponde às necessidades das viagens em cidade em circunstâncias normais”, refere um comunicado da empresa.
A Hanergy quer aumentar a percentagem de conversão da energia solar em energia eléctrica, actualmente em 31,6%. A meta para 2020 é de 38%. Cinco anos mais tarde, o objectivo é uma taxa de conversão de 42%. Os custos de painéis solares finos poderão reduzir-se em mais de 90% nos próximos anos quando os carros a energia solar começarem a ser produzidos em grandes volumes, acrescenta a emprega chinesa em declarações citadas pela Bloomberg.
Fonte: Green Savers