Noticias

BCE surpreende mercado com corte de juros.

Taxa de juro de referência no euro cai para mínimo histórico nos 0,25%, anunciou hoje o BCE.


O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) surpreendeu hoje o mercado ao decidir-se pelo corte da taxa de referência da zona euro para os 0,25%, um novo mínimo histórico. É a segunda baixa no preço do dinheiro na zona euro este ano, depois da descida anunciada em Maio.

Apesar de alguma surpresa, alguns analistas consideravam como provável um corte em 0,25 pontos percentuais, depois dos últimos dados económicos terem dado margem de manobra para o BCE voltar a actuar.

A taxa de inflação desacelerou em Setembro, nos 0,7%
, para níveis que os analistas já consideram perigosos, devido à possibilidade de a zona euro entrar num processo de deflação ao estilo japonês.

Além disso, a Comissão Europeia reviu esta semana em baixa as suas estimativas para o crescimento da economia da região da moeda única durante este ano e o próximo, com o desemprego a manter-se em níveis recorde. Bruxelas aponta para uma destruição de riqueza de 0,4% em 2013 e uma progressão do PIB de 1,1% em vez dos 1,2% previstos anteriormente para 2014.

Na conferência de imprensa que procede a reunião mensal de política monetária, Mario Draghi pode também anunciar uma nova ronda de empréstimos à banca a baixo custo (operações denominadas de LTRO), para aumentar a liquidez no sistema.

Fonte: Económico

To Top