O Benfica foi em absoluto o clube que jogou mais partidas nas competições europeias nos últimos 10 anos. É um dado apresentado no relatório da UEFA sobre os clubes licenciados para jogar nas provas internacionais de clubes da corrente temporada.
Ao todo, os encarnados têm 119 jogos europeus entre 2003/04 e 2012/13, 56 na Liga dos Campeões e 63 na Liga Europa. Esta presença do Benfica no topo da lista de europeus explica-se pelas campanhas da última década, que incluiram passagens pelas pré-eliminatórias e competição na Liga dos Campeões e na Liga Europa na mesma temporada. Neste período os encarnados chegaram à final da Liga Europa, em 2012/13, perdida para o Chelsea, e também a uma meia-final da competição, em 2010/11, perdida para o Sp. Braga.
O Benfica tem neste ranking mais um jogo que o Liverpool, segundo, e mais dois que o Chelsea, terceiro.
Saiba também que o segundo clube português nesta lista é o Sporting. Os leões aparecem no 15º lugar com 99 jogos, 26 de Champions e 73 de Taça UEFA/Liga Europa. Durante esta década, recorde-se, o Sporting foi à final da então Taça UEFA em 2004/5, perdida para o CSKA Moscovo, e à meia-final em 2011/12, perdida com o At. Bilbao.
O FC Porto só surge em terceiro lugar entre os clubes portugueses. Está na 17ª posição, com 94 jogos e proporção praticamente inversa à dos leões: são 75 na Liga dos Campeões e 19 na Liga Europa. Os dragões são também o único clube português que no fim destas contas conquistou troféus europeus: a Taça dos Campeões em 2004 e a Liga Europa em 2011.
O relatório nota de resto uma forte tendência de estabilidade entre os principais clubes europeus neste período. Dos 25 com mais jogos, 22 estão de novo nas provas europeias em 2013/14. O Sporting é uma das exceções, a par de Liverpool e Inter.
A UEFA publica também um ranking alternativo dos 10 clubes com mais presenças nas fases a eliminar da Liga dos Campeões neste período, dos oitavos de final para a frente, e aí as contas já são bem diferentes e impõe-se a hierarquia dos clubes de topo da Europa. Na frente o Barcelona, nenhum clube português neste «top 10», que pode ver na imagem associada.
Este relatório, que pretende fazer um ponto da situação sobre o licenciamento e o fair play financeiro, destaca um clube português noutro item, relativo a dinheiros. O Sp. Braga surge como o clube em que o peso do valor ganho com transferências de jogadores é maior no bolo total de receitas «no ano financeiro de 2012». Não são especificados números exatos, mas os lucros de mercado representaram mais de 60 por cento das receitas dos minhotos.
O Sp. Braga também é o único clube português registado com saldo positivo de transferências superior a três milhões de euros no mesmo período.
O relatório apresenta como conclusão, já antes divulgada pela UEFA, que as medidas do fair play financeiro já contribuiram para diminuir de modo geral os prejuízos dos clubes europeus. Fala numa redução de 600 milhões de euros num ano, 36 por cento menos perdas que no ano anterior.
in maisfutebol