Noticias

BitTorrent Chat, as conversas encriptadas na Net

A BitTorrent está a preparar um programa de chat onde as comunicações não passam por servidores e os nomes de utilizador são substituídos por chaves encriptadas. O objetivo é evitar que as conversas possam ser espiadas.

A empresa que desenvolve o protocolo BitTorrent e software de partilha de ficheiros peer-to-peer está a trabalhar num programa de Chat que não precisa de login nem passa por servidores.

De acordo com a explicação da empresa, «não há propriamente usernames.l Não tem de fazer login no sentido clássico do termo. Em vez disso, a identidade de cada um é um par de chaves encriptadas». Para estabelecer uma comunicação, basta saber a chave do outro utilizador. Para assegurar a privacidade das conversas, de cada vez que há uma ligação entre duas chaves encriptadas, ou seja, entre dois utilizadores, os conteúdos são codificados com uma chave temporária. Assim que a conversa termina, essa chave é apagada.

O sistema assenta numa Distributed Hash Table que encontra os endereços IP dos utilizadores, dispensando a necessidade de um servidor. «Atualizámos o nosso protocolo de DHT para suportar encriptação. Com o novo protocolo, os utilizadores podem encontrar-se de forma segura e privada», explica a BitTorrent em comunicado citado pelo ArsTechnica.

O porta-voz da empresa explica que o serviço de chat também deve ter outras formas de comunicação, para os utilizadores menos experientes, mas os detalhes só devem ser conhecidos daqui a algum tempo. Todo o serviço de chat está em fase alfa para testes internos. Deve seguir-se uma versão alfa pública e só depois o lançamento em versão beta, dentro de alguns meses.

Exame Informática

To Top