A BMW irá apresentar, no Salão Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, uma versão híbrida plug-in (de ligar à tomada) da nova geração do SUV de luxo X5.
Ainda em fase de protótipo, o X5 eDrive utiliza um motor de quatro cilindros 2.0 a gasolina, com tecnologia TwinPower Turbo, associado a um motor eléctrico de 95 cavalos desenvolvido e produzido pela BMW.
O motor eléctrico deste X5 eDrive é alimentado por uma bateria de iões de lítio montada sob a área de carga, mas que não compromete o espaço na bagageira.
Em modo totalmente eléctrico, o X5 híbrido de ligar à tomada consegue percorrer 30 quilómetros e atingir uma velocidade máxima é de 120km/h.
Em modo híbrido, o X5 eDrive consegue atingir os 100km/h em menos de 7 segundos. O consumo médio é de 3,8l/100km e as emissões de CO2 são inferiores a 90g/km.
O sistema híbrido do X5 eDrive pode ser utilizado em três modos: “Smart” para uma condução normal, “Pure Electric” para uma condução puramente eléctrica e “Save Battery” para manter a bateria carregada, recorrendo somente ao motor de combustão.
O BMW X5 eDrive está dotado com o sistema de tracção às quatro rodas “eDrive”, que não é mais do que a versão modificada do sistema “xDrive” que encontramos nos modelos de produção da marca.
O sistema de tracção “eDrive” distribui a potência entre as rodas dianteiras e traseiras, independentemente de o motor de combustão interno estar ligado ou desligado.
Em termos estéticos, o X5 eDrive é quase idêntico ao modelo de produção. Destaque para os tons de azul na grelha e nos “rins”, para as barras de tejadilho específicas desta versão, bem como para as jantes de 21 polegadas e o conector para o cabo de carga.
Apesar de estarmos perante um protótipo, a versão de produção do X5 eDrive não estará longe daquilo que vemos nas fotos.
Fonte: e-move