As bolachas salgadas da marca Micronutris chegam às prateleiras da cadeia Carrefour no início do próximo ano, juntamente com biscoitos doces e de caramelos também de bicho da farinha.
A comercialização das bolachas é uma iniciativa-teste do Carrefour, maior rede de supermercados de Franca e vice-líder mundial do setor da distribuição, numa loja de Toulouse, no sul do país. A cadeia de distribuição pretende avaliar a recetividade do consumidor a produtos com insetos.
A Micronutris produz, anualmente, uma tonelada de insetos, que podem ser consumidos puros ou em produtos com farinhas da marca.
"Há um real interesse dos supermercados franceses e também europeus por insetos comestíveis", explicou Cédric Auriol, proprietário da Micronutris, à BBC. A empresa espera aumentar dez vezes a produção de insetos, durante o próximo ano.
A marca tem ainda insetos para servir de aperitivo, chocolate e macarrons recheados com grilos e bicho da farinha. Para breve, está prevista a produção de barras de cereais de insetos.
Em maio, as nações Unidas recomendaram os insetos como alternativa saudável à alimentação com carne vermelha.
Ainda de acordo com as Nações Unidas, dois mil milhões de pessoas consomem já insetos, complementando a dieta com besouros, gafanhotos e formigas.
jn