Noticias

Box portuguesa para TV brilha na CES.

A QUID Box foi desenvolvida em Braga e vai estar presente na Innovations Showcase, uma das principais montras da CES. A box foi distinguida ainda com um CES Innovations Design and Engineering Award Honoree.

O aparelho foi criado pela Portlane em colaboração com a Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). É uma set top box de baixo custo, capaz de entender comandos de voz e gestos, além do “tradicional” telecomando. A box liga-se à televisão e consegue reconhecer os utilizadores que têm na sua frente. Videochamadas, jogos familiares, apps utilitárias, compras online e diversos conteúdos multimédia estão disponíveis através da interface simples que a caixa apresenta.

A navegação é feita através das barras de navegação não intrusivas, com transparências e que ocupam áreas reduzidas da interface, o que permite continuar a ver os conteúdos mesmo que se esteja a explorar as diferentes funcionalidades.É ainda possível estar uma pessoa a ver um filme enquanto outra usa uma app qualquer, no mesmo ecrã e em simultâneo. De acordo com um comunicado do IPCA, o aparelho democratiza o uso da TV, na medida que cada um dos utilizadores é reconhecido e são apresentadas as suas preferências depois deste reconhecimento. A QUID Box funciona com usernames e contas registadas onde cada um pode personalizar a sua interface, a sua lista de canais, os conteúdos vídeo e áudio que pretende ver e os seus contactos para a realização de videochamadas. Estas últimas usam o protocolo SIP VoIP e permitem a importação de todos os contactos de amigos e familiares.

A QUID Box vai estar disponível para ligações por cabo de rede ou Wi-Fi. Os utilizadores podem ainda fornecer comandos de voz através de uma palavra específica de comando, que é configurável, antes de cada ação. Assim, é possível regular o volume, mudar de canal, ver a programação e outras ações somente com a sua voz.

Ainda não se conhecem previsões para a chegada deste equipamento aos mercados.

Fonte: Exame Informática

To Top