Noticias

Braga Candidato promete benefícios fiscais a quem empregue alunos

O candidato à Câmara Municipal de Braga pelo PS promete benefícios fiscais às empresas que garantirem emprego a estudantes da Universidade do Minho (UMInho) e quer que o município seja um "parceiro ativo" na criação de estágios nas empresas do concelho.

Em declarações à agência Lusa, hoje, à margem de uma visita à empresa de tecnologia touch Edigma, Vítor Sousa apontou como "caminho" a promoção de um dos "maiores ativos" da região, a Universidade do Minho.

O candidato socialista às eleições de 29 de setembro afirmou ainda que pretende seguir políticas de "combate ao desemprego", que "fixem os melhores" em Braga anunciando a "possibilidade" de criação de uma "bolsa" com ajudas a quem "vier" para o concelho.

"Uma das nossas preocupações é como podemos valorizar cada vez mais um ativo como a Universidade do Minho", afirmou Vítor de Sousa que deixou assim uma promessa: "Pretendemos gerar quadros de incentivos a empresas que, por exemplo, admitam nos seus quadros estudantes da UMInho. Uma empresa que admita ‘x’ alunos nos seus quadros pode vir a ter benefícios sob o ponto de vista da fiscalidade municipal a nível da derrama".

Segundo Vítor de Sousa, "o município já criou clima para que existam empresas de alta tecnologia e de vários setores" pelo que, referiu, "agora é preciso criar as melhores condições para que estas empresas possam trazer os melhores profissionais para Braga".

O objetivo é "fazer com que os melhores de fixem em Braga de forma a pôr o concelho no mercado de forma competitiva".

Por isso, revelou, "é uma possibilidade a criação de uma espécie de bolsa com incentivos e ajudas para quem vier de fora e se fixar no concelho, através das empresas de Braga".

Para tal, Vítor de Sousa disse pretender estabelecer um "protocolo" entre empresas, autarquia e universidade.

"Queremos transformar o município num parceiro ativo na criação de estágios nas empresas daqui, de forma a possibilitar aos estudantes que saem da UMinho um oportunidade de terem cá o primeiro contacto com o mercado de trabalho".

Esta medida, explicou o candidato à sucessão de Mesquita Machado, enquadra-se numa "estratégia" de combate ao desemprego.

"Para combater o desemprego são precisas empresas fortes, internacionalizadas e que sejam distintivas mas que tenham o apoio dos municípios onde se integram. Também é assim que se conseguem fixar os melhores e Braga tem capacidades para atingir esse objetivo", salientou.

Vítor de Sousa concorre à autarquia bracarense contra a coligação Juntos por Braga (PPD-PSD/CDS-PP/PPM), liderada por Ricardo Rio, contra a CDU, cuja lista é encabeçada por Carlos Almeida, e contra Inês Barbosa, líder da candidatura independente Cidadania em Movimento.

Fonte: NM

To Top