caixachange.png
O mercado dos pagamentos via mobile está a aquecer, e muitos são aqueles que se apressam a apresentar soluções nesta área para não tentarem ficar "de fora". A Caixa também se junta ao clube com o seu Caixa Change… mas que infelizmente parece uma "solução" que cria mais problemas do que resolve.
O Caixa Change (com app para Android e para iOS, que já está disponível para testes há vários meses) permite fazer pagamentos através de smartphone. A ideia é simplificar o processo de pagamento em lojas e também máquinas de vending, fazendo com que o problema de "falta de trocos" se torne numa coisa do passado.
O problema é que este é um serviço que continua a estar longe do mundo real, embora a Caixa o anuncie como um serviço amadurecido e que já saiu da fase experimental. Neste momento o serviço continua a estar disponível apenas no edifício sede da Caixa, o que faz com que tudo esteja precisamente na mesma como na sua fase de desenvolvimento… E continua por saber de que forma a Caixa pretenderá cativar os comerciantes para que adiram a este sistema, em vez de – por exemplo – simplesmente darem uso ao sistema wireless que permite que se paguem quantias de baixo valor simplesmente tocando com o cartão, sem necessidade de código PIN, nem de abrir apps, nem apontar a QR Codes.
Depois de termos chegado a um ponto onde se pode pagar com um cartão de qualquer banco em praticamente qualquer loja do país (e fora dele), será que queremos seguir em direcção a um futuro onde cada loja se arrisca a ter dezenas de pagamentos diferentes (um para cada banco)? Não me parece… e enquanto os bancos assim pensarem, mais pessoas irão aderindo a sistemas generalistas como o Google Wallet e Apple Pay, que inevitavelmente chegarão ao nosso país… mais cedo ou mais tarde.
via abertoatedemadrugada