Noticias

Campeonato na lista de interesse público

A Liga de futebol volta a estar na lista de acontecimentos de interesse generalizado do público. O despacho, assinado pelo ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, foi ontem publicado em Diário da República.

Tal como aconteceu em anos anteriores, o Governo obriga os donos dos direitos de transmissão a facultar o acesso dos mesmos aos operadores interessados na sua emissão em sinal aberto (RTP, SIC e TVI). O objetivo é que um jogo por jornada da Primeira Liga 2017/2018, envolvendo uma das cinco equipas mais bem classificadas nas cinco épocas anteriores, seja emitido em sinal aberto.

Atualmente, o campeonato é um exclusivo da Sport TV e da BTV, canais cabo que, além da subscrição de um serviço de TV paga, implicam ainda o pagamento de uma mensalidade extra.

No entanto, nem a Lei da Televisão nem o despacho do Governo obrigam os canais generalistas a comprarem os referidos direitos. Assim, os jogos continuam em exclusividade no cabo. Esta época, a Sport TV detém os direitos de transmissão de todas as partidas da prova, à exceção dos jogos do Benfica no Estádio da Luz, que são emitidos na BTV.

Assim, quem pretender ver todos os jogos tem de assinar ambos os canais, por um custo, respetivamente, de 26,90 euros e 10 euros, ou seja, 36,90 euros mensais, a acrescer à assinatura do serviço de TV paga. Tendo em conta que o campeonato tem a duração de dez meses, o custo total será de 377 euros.

Ler mais em: CM

To Top