Noticias

Cavaco suscita polémica em Bogotá, ao ignorar o escritor José Saramago.



Cavaco Silva, Presidente da República, representou Portugal na inauguração da Feira do Livro de Bogotá (Filbo), que cumpre a 26.ª edição. Na Colômbia, Cavaco citou Camões, “o maior dos nossos poetas”, mas esqueceu o Prémio Nobel da Literatura, José Saramago.

A cerimónia de inauguração da Feira Internacional do Livro de Bogotá, na Colômbia, decorreu nesta quarta-feira, contando com a presença de Cavaco Silva, Presidente da República, que representou um país que é convidado de honra.

Diversos nomes da Literatura portuguesa foram lembrados, desde Camões a Pessoa, mas Cavaco Silva ‘esqueceu’, no seu discurso, José Saramago, o único português galardoado com o Prémio Nobel da Literatura. O pormenor não passou despercebido a diversos escritores e suscitou polémica.

Cavaco Silva referiu-se a Camões como “o maior dos poetas” portugueses. Já o chefe de Estado da Colômbia, Juan Manuel Santos, lembrou Fernando Pessoa, recitando o poema ‘Mar Português’. O escritor Vasco Graça Moura foi um dos convidados para a inauguração.

Esta Feira do Livro de Bogotá – que contou com outras personalidades da Cultura portuguesa, não apenas da Literatura, mas embaixadores do fado, entre outros – é a segunda maior da América latina e decorrerá até ao dia 1 de maio.

Mais de 20 escritores portugueses estarão representados na feira, sendo que Cavaco Silva espera que “o nome de Portugal seja projetado na Colômbia”.

Fonte: ptjornal.com

To Top