Chama-se Smog Free Tower e chega à China em Setembro. Com o objectivo de criar “bolhas de ar limpo”, a maior torre purificadora de ar do mundo vai ser instalada em vários jardins de Pequim.
A ideia partiu de Daan Roosegaarde, artista plástico, quando em 2014 viajou até à capital chinesa, e ficou impressionado com a poluição no ar. A Studio Roosegaarde, com sede em Roterdão, Holada, em parceria com investigadores da área do ambiente criaram um projecto-piloto para estudar formas de tornar o ar mais limpo.
Ao usar tecnologia de iões, a torre purificadora de ar atrai e captura as pequenas partículas de poluição atmosférica e liberta o ar já limpo. “A área em redor fica até 75% mais limpa”, revela o inventor.
Testes feitos em Roterdão tiveram resultados surpreendentes. “Por alguma razão, os pequenos coelhos achavam o espaço em torno da torre particularmente intrigante. Talvez eles consigam sentir a diferença.”, diz Roosegaarde em declarações à CNN Money.
Roosegarde e a sua equipa descobriram também um novo uso para o material recolhido pela torre: joalharia. Tal como acontece na natureza, em que os diamantes surgem através de carbono comprimido, a torre recolhe as partículas de ar poluído e leva-as a altas temperaturas. A equipa de Roosegaarde cria depois os anéis e botões de punho.
A Smog Free Tower chega à China em Setembro e, num futuro próximo, à Cidade do México e Índia.
Fonte: Green Savers