Noticias

Chinês constrói montanha no topo de prédio

Imagine que tinha muito dinheiro e o sonho de ter uma montanha, mas como vivia num prédio de 26 andares na cidade de Pequim, a alternativa que arranjava era construir uma montanha no topo do edifício onde vivia. Foi precisamente isso que fez um chinês. Quem não achou muita piada foram as autoridades locais que dão quinze dias ao cidadão para provar a legalidade da obra, conta o jornal South China Morning Post.

É com espanto que os chineses reagem quando olham para o topo de um edifício de 26 andares em Pequim. Em vez das habituais antenas e pára-raios, vêem um monte, feito com pequenos penedos de rochas construídos à base de material sintético, cobertos por relva e árvores verdadeiras, e ainda, no meio, uma casa.

A obra levou seis anos, segundo os vizinhos que, por várias vezes, tentaram impedi-la por temerem que causasse danos no edifício. Mas sem sucesso. O chinês rico, conhecido por professor Zhang Lin, que vive no último andar do prédio, e que teve esta ideia original, nunca acatou os avisos, conta o jornal South China Morning Post.

E agora que a montanha foi erigida, recebeu um aviso da administração local de Pequim. Tem 15 dias para demonstrar que a obra está licenciada ou então tem de deitar a montanha abaixo, avança a imprensa chinesa.

O dono da habitação foi identificado como o presidente de uma grande indústria pública ligada à medicina tradicional. Um homem poderoso que alega que a casa no topo do edifício é apenas um jardim ornamental.

O actual presidente chinês, Xi Jinping, prometeu entretanto combater a corrupção que se alastra na China, num momento em que a imprensa fala sobre esta obra como mais uma escandalosa construção ilegal.

Fonte: NM

To Top