A empresa alemã Mobikon criou um novo veículo híbrido que une as características de um comboio às de uma bicicleta. Projectado para transportar até sete passageiros, o comboio desloca-se numa linha férrea desactivada que liga as cidades alemãs de Mörlenbach e Wald-Michelbach.
Além de incentivar os utilizadores a pedalarem, a alternativa sustentável também reaproveita os caminhos-de-ferro desactivados. O veículo utiliza uma tecnologia chamada Solar Draisine, que lhe fornece auxílio eléctrico por via de painéis fotovoltaicos instalados na parte superior da estrutura.
O novo transporte une, assim, três grandes benefícios em simultâneo: incita à mobilidade urbana, faz uso das infra-estruturas em desuso disponíveis e cria um novo ramo de aplicação para a indústria dos painéis fotovoltaicos.
Segundo a CicloVivo, esta não é a primeira solução a aliar as bicicletas ao transporte férreo na Alemanha – na cidade de Estugarda, as carruagens de uma linha são equipadas com um vagão externo, onde os ciclistas estacionam as suas bicicletas durante a viagem, retirando-as depois ao desembarcar.
Fonte: Greensavers.pt