Noticias

Crescimento – ‘Grão-a-grão vai enchendo a economia o papo?’

A pouco e pouco a economia nacional vai dando pequenos sinais de esperança. Maio foi um mês positivo com o desemprego a registar a primeira descida em dois anos e com as exportações a voltarem a aumentar. Segundo o Diário Economico, avizinham-se céus menos nublados com uma recessão 0,7% mais baixa do que no ano passado.

Pela primeira vez em dois anos a taxa de desemprego em Portugal baixou. Pouco, mas baixou. Ao todo, o Eurostat registou 17,6% de portugueses desempregados, menos duas décimas do que em Abril.
Também as exportações dão o ar da sua graça e impulsionam a economia nacional para terrenos positivos. Ontem o INE – Instituto Nacional de Estatística – revelou que as exportações cresceram cerca de 5,6%.
A OCDE antecipou, esta segunda-feira, uma melhoria na economia nacional nos próximos meses. E a folha trimestral de conjuntura da Universidade Católica fornece indicações no mesmo sentido: a economia portuguesa poderá crescer 0,6% nos últimos seis meses deste ano.
Segundo o Diário Económico, para 2013 é aguardada uma quebra de 2,5% (em 2012 foi de 4%) e a recessão deverá fixar-se nos 2,3% (menos 0,7% do que no ano passado). Quanto ao desemprego o optimismo não é tanto pois espera-se que atinga os 18,2% até ao final deste ano.

Fonte: NM

To Top