O risco de se criarem protótipos virtuais de como poderá ser um produto futuro é o de se poderem elevar as expectativas para níveis que depois fazem com que o produto real seja uma desilusão. No entanto isso é algo que não parece incomodar todos aqueles que se aventuram a imaginar como poderá ser o futuro iPhone 6 da Apple – ou neste caso, um futuro iPhone Air.
Imaginado por Sam Beckett, este iPhone Air mostra-nos um iPhone que embora tenha um ecrã 17% maior que o actual, com 4.7" de diagonal, tem um tamanho exterior apenas 8% maior devido à redução das margens (embora sem chegar ao ponto mais futurista das propostas "sem margens"). A espessura é também reduzida de 7.6 para 7mm, e no interior encontraríamos um novo chip A8 de 64 bits, mais rápido, e uma câmara melhorada com 10MP.
Um aspecto um pouco mais "polémico" seria a resolução do ecrã, que este designer sugere ser Full HD (1920×1080) e que não "bate certo" com as resoluções que a Apple tem utilizado. Mais rapidamente imagino a Apple a duplicar novamente a resolução Retina do iPhone 5/5S, dos actuais 1136×640 para 2272×1280, facilitando a retrocompatibilidade com todas as apps. Mas como sempre… são tudo conjecturas hipotéticas que nem vale a pena discutir em demasia.
Uma coisa é certa… este iPhone Air não parece ter nada de extraordinariamente impraticável, e será certamente uma das propostas potencialmente mais realistas do que poderá vir a ser um futuro iPhone.
in abertoatedemadrugada