Noticias

Dicionário de definições infantis lembra aos adultos uma realidade que esqueceram

Um peculiar dicionário que reúne cerca de 500 definições dadas por crianças tornou-se no maior sucesso editorial da Feira Internacional do Livro de Bogotá de 2013 e revela aos adultos uma realidade que já esqueceram.



O colombiano Javier Naranjo reuniu cerca de 500 definições dadas por crianças a 133 palavras diferentes no livro “Casa das Estrelas: O Universo Contado pelas Crianças” o qual tornou-se no maior sucesso da Feira Internacional do Livro de Bogotá deste ano. Curiosamente a primeira edição do livro foi publicada pela primeira vez na Colômbia em 1999 mas foi a sua reedição de 2013 que teve sucesso e visibilidade.

As definições são na sua maioria inesperadas para os adultos e plenas de uma sabedoria desarmante que revelam um olhar que tendemos a perder à medida que nos afastamos da infância. Segundo Naranjo em entrevista concedida à BBC, “as crianças têm uma lógica diferente, outra maneira de habitar a realidade e de nos revelar muitas coisas que esquecemos”.

É assim que neste peculiar dicionário a água é uma “transparência que se pode tomar”, o céu é “de onde sai o dia”, paz é “quando a pessoa se perdoa”, o tempo é “coisa que passa para lembrar” e o universo é “a casa das estrelas”.

As vendas do livro ajudaram a financiar a biblioteca do centro comunitário rural “Laboratório do Espírito” do qual o poeta e ex-professor Javier Naranjo é o atual diretor.

Algumas páginas do livro aqui

naturlink

To Top