Noticias

Doga – Ioga com cães

Doga, ou Yoga com cães, é uma nova forma de fazer exercício com o seu animal e promete aprofundar os laços entre dono e cão. É uma modalidade que já recebeu algumas críticas dos praticantes mais tradicionais do Yoga, mas que reúne cada vez mais adeptos entre donos de animais de estimação.

O Doga combina massagem e meditação com alogamentos suaves para cães e humanos. Os animais não são forçados a ficarem em determinada posição, nem é suposto aprenderem novos truques com biscoitos. O objectivo é que o ambiente calmo e relaxado potencie o manuseamento e a interacção entre dono e cão.


Mahny Djahanguiri, instrutora de Doga, diz que os cães têm os mesmos benefícios que os humanos ao praticar Yoga, pois têm sistemas simpático e parassimpático idêntico aos nossos. Para Kari Harendorf, também instrutora, independentemente dos benefícios para os cães, não são eles que necessitam de Yoga, mas sim os humanos. “Os cães necessitam sim de atenção e estabelecer laços com o animal de estimação é bom para a saúde do dono”, explicou ao New York Times.


Michelle Spurr pratica Doga com o seu cão. Não o faz porque o cão beneficia do exercício mas sim porque gosta de Yoga e gosta de fazer exercício com o cão. “Os cães gostam da atenção e de sentir o toque dos donos. Eles adoram o contacto humano e sentem que estão a fazer algo connosco”, disse ao Live with Dogs.


O Doga não se livra contudo de algumas críticas. Os instrutores de Yoga defendem que os cães quebram a concentração e que desta forma corre-se o risco de reduzir uma prática milenar de 2500 anos a algo trivial. Julie Lawrence explicou ao New York Times que viver em harmonia com todos os animais é um dos princípios do Yoga, mas que uma aula de Yoga pode não ser a forma mais apropriada de o expressar.


Veja o vídeo para conhecer algumas posições do Doga


arcadenoe

To Top