A agência espacial norte-americana (NASA) informou que o cargueiro, que não é tripulado, completou a sua manobra automática pelas 22:26 horas de Washington (03:26 em Lisboa).
A nave, que se acoplou ao módulo Pirs, que forma parte do segmento russo da Estação Espacial Internacional, foi colocada em órbita por um foguetão russo Soyuz-U, lançado às 00:45 horas de Moscovo (21:45 em Lisboa).
O cargueiro russo transporta para a Estação água, oxigénio, alimentos e combustível, bem como equipamentos para as experiências que levam a cabo os ‘inquilinos’ da plataforma.
A nave de carga transporta também aos tripulantes da missão 36 da estação ferramentas que podem servir para reparar os fatos, depois de um problema ter comprometido a caminhada espacial do astronauta italiano da Agência Espacial Europeia.
Uma infiltração de água no capacete do astronauta, que continua a ser investigada, obrigou à suspensão do passeio espacial.
O último cargueiro lançado no final de abril, o Progress M-19M, que se desintegrou na sexta-feira na atmosfera no final da missão, demorou dois dias a ‘atracar’ na Estação Espacial Internacional, depois de ter registado problemas numa das suas antenas de aproximação.
Os russos Pável Vinográdov, Alexandr Misurkin, Fiódor Yurchijin, os norte-americanos Chris Cassidy e Karen Nyberg, e o italiano Luca Parmitano compõe a atual tripulação a bordo da Estação Espacial Internacional.
Fonte: NM