Noticias

EUA apelam à Rússia para chegar a um cessar-fogo na Síria

O secretário de Estado norte-americano apelou hoje à Rússia para chegar a um cessar-fogo na Síria, pois as suas operações de bombardeamento aéreo estão a matar mulheres e crianças em grande número e "têm de parar".


"A Rússia transmitiu-me de forma clara que estavam preparados para um cessar-fogo", afirmou John Kerry aos jornalistas, no regresso de uma viagem à Europa em que procurou encontrar soluções para o fim do conflito sírio que dura há cinco anos.

O governante norte americano adiantou que os iranianos lhe "confirmaram, em Londres, há apenas um dia e meio que vão apoiar um cessar-fogo".

"Nos próximos dias, vamos ter um melhor sentido da responsabilidade, pois há uma ideia mais clara do papel de cada uma das partes", disse Kerry, um dia depois de ter culpado a campanha de bombardeamentos da Rússia contra a oposição síria de levar ao colapso das negociações de paz, em Genebra, esta semana.
Moscovo, que é o principal aliado de Damasco, tem intensificado nos últimos dias os bombardeamentos na zona da cidade síria de Aleppo, permitindo a ofensiva das forças governamentais da Síria que levaram à fuga de milhares de civis para a fronteira turca.
Washington acusou Moscovo de ser, em parte, responsável pelo boicote das negociações de paz em Genebra na quarta-feira passada.
Os Estados Unidos e a Rússia, no entanto, foram os principais responsáveis por terem sido retomados os esforços diplomáticos para pôr fim à guerra naquele país.

nm

To Top