A Euribor a seis meses subiu esta terça-feira pela segunda sessão consecutiva e o indexante a três meses regressou às quedas, com os investidores a aguardarem os resultados da reunião de quinta-feira do Banco Central Europeu.
O indexante a seis meses, dos mais utilizados no crédito à habitação em Portugal, subiu 0,1 pontos base para 0,341%, na segunda sessão seguida em alta, regressando aos níveis registados na segunda-feira da semana passada.
Já a taxa a três meses, também muito utilizada dos contratos de crédito à habitação, teve um comportamento distinto, cedendo 0,1 pontos base para 0,221%. Ontem a taxa tinha interrompido uma série de três sessões em queda.
Nas restantes maturidades a tendência foi de alta, com as taxas a subirem 0,1 pontos base na maioria dos prazos.
A reunião mensal do conselho geral do Banco Central Europeu (BCE) realizar-se-á, quinta-feira, dia 4 de Julho, não se esperando que deste encontro saia uma nova descida da taxa directora. Porém, alguns economistas não excluem a possibilidade de um corte do preço do dinheiro, nos próximos meses.
Na última semana, o presidente do BCE, Mario Draghi (na foto), afirmou que a autoridade monetária vai continuar a promover uma política acomodatícia e que cabe aos governos manter o ímpeto das reformas estruturais. Não se esperam, portanto, grandes novidades no que respeita à política monetária e às medidas de combate à crise económica
jn