Noticias

Falha de segurança no Facebook expõe milhões de utilizadores


Mark Zuckerberg, diretor executivo do Facebook

Uma falha de segurança tornou vísivel, esta sexta-feira, para outros utilizadores os contactos de email e telemóvel de seis milhões de utilizadores da rede social Facebook.

Esta sexta-feira, o Facebook admitiu que um erro ("bug") tornou informações privadas – números de telemóvel e endereços de email – acidentalmente acessíveis a outros utilizadores que tiveram oportunidade de fazer download das informações dos afetados.

Segundo a empresa, o erro verificou-se no método de sugestão de amigos a novos membros, pelo que apenas alguns utilizadores conseguiram ter acesso aos dados, e não empresas de publicidade ou programadores.

"O erro ocorreu em situações limitadas, em geral, em que um utilizador já tinha informações desse contacto e não temos nenhuma prova de que essas informações tenham sido usadas de forma maliciosa. Já notificámos os utilizadores afetados e recompensámos a pessoa que encontrou o erro pela sua contribuição para a segurança do Facebook", diz a empresa, em comunicado, após ter resolvido a falha de segurança.

Os utilizadores que foram afetados pela falha de segurança receberam notificações por e-mail. Contudo, o impacto foi "mínimo" já que a possibilidade de aceder a informações privadas deu-se apenas entre utilizadores com ligações entre si.

O erro foi encontrado por um utilizador, através do programa "White Hat" que oferece recompensas, no mínimo de 500 dólares (cerca de 380 euros) por cada "bug" encontrado.

O prémio é oferecido com base na "severidade e creatividade" do erro.

Jn

To Top