Noticias

Fenómeno Chuva de Estrelas ‘brilha’ esta madrugada nos céus portugueses

Esta madrugada será possível assistir a uma Chuva de Estrelas. Sem recurso a binóculos ou telescópios, qualquer um poderá ver cerca de 30 estrelas cadentes numa só hora.

A chuva de meteoros Eta Aquarídeas vai atingir a sua maior intensidade nesta e na próxima madrugada, conta a Renascença

De acordo com o astrónomo Carlos Oliveira, a “constelação só aparecerá nos céus portugueses nas horas que antecedem o amanhecer e nos céus brasileiros a meio da noite” sendo essas as melhores horas para assistir ao espetáculo celestial. Estas serão visiveis porque as “estrelas cadentes terão um radiante na constelação Aquário”.
A chuva de meteoros é resultado do cometa Halley que “numa das suas passagens pelo sistema solar interior deixou alguns detritos na nossa órbita”, sendo que “quando a Terra passa por esse local da sua órbita, esses detritos entram na nossa atmosfera e vemo-los como estrelas cadentes”.
Segundo o mesmo, o fenómeno, que nos permitirá ver cerca de 30 estrelas cadentes por hora, pode ser visita por qualquer um, sem recurso a binóculos ou telescópios, sendo, porém, aconselhável que se procurem céus escuros (sem poluição luminosa).

N.M

To Top