Noticias

Festival Francesinha regressa em outubro à Baixa do Porto

A segunda edição do festival gastronómico Francesinha na Baixa realiza-se este ano em outubro, entre os dias 3 e 13 de outubro, na praça D. João I, no Porto, com a participação de cinco estabelecimentos de restauração da cidade.

O evento, que teve a sua primeira edição em novembro do ano passado, ocorrerá num espaço coberto e os cinco restaurantes apresentarão propostas de francesinhas a oito, 10 e 12 euros.

A organização, a cargo da empresa Essência do Vinho e da cervejeira Unicer, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, disse à agência Lusa que o acesso ao recinto custa três euros, "para haver o mínimo de triagem".

O Francesinha na Baixa servirá, ainda, para o lançamento de "uma nova cerveja artesanal", que vai ser a terceira sob a chancela Seleção 1927.

"Durante 11 dias, portuenses e visitantes da Invicta poderão apreciar a iguaria tripeira que o popular sítio de Internet ‘AOL Travel’ elegeu como uma das 10 melhores sanduíches do mundo", refere ainda a organização.

Entre os elogios que a francesinha recebeu já, destaque para o do jornal brasileiro "O Estado de São Paulo", que a considerou de degustação obrigatória, advertindo que "ir ao Porto e não saborear uma francesinha equivale a visitar Roma e não ver o papa".

"Tal como na anterior edição, a organização do evento vai desafiar conceituados chefes de cozinha a reinterpretarem a francesinha, aguardando-se criações com fortes pitadas de criatividade", informam os organizadores, acrescentando que música ao vivo e animação completam a programação.

Os organizadores referem ainda que "a fasquia está elevada", enfatizando que o primeiro Francesinha na Baixa "registou mais de 15 mil visitantes", mas afirmam "acreditar que esta segunda edição voltará a ser bem-sucedida, conquistando os portuenses e quem está de visita à cidade".

"A francesinha é um ícone do Porto e o Porto é hoje uma cidade que reúne todas as condições para também afirmar o notável património gastronómico que possui", completam.

As portas do Francesinha na Baixa estarão abertas entre as 12 e as 24 horas, à sexta-feira e ao sábado, e das 12 às 23 nos outros dias.

jn

To Top