«Se Jesualdo Ferreira me quiser no SC Braga ficarei lisonjeado» – Joãozinho
O lateral-esquerdo Joãozinho, 23 anos, jogador do Beira-Mar que entre janeiro deste ano e o final da época esteve emprestado ao Sporting, passou ontem pelos estúdios de A BOLA TV. Foi entrevistado por Rogério Azevedo e Ana Carolina Sequeira e, entre memórias de leão e elogios a Jesualdo, lançou a escada ao Braga.
Quando em janeiro deste ano chegou ao Sporting houve, de facto, quem lhe tenha querido mudar o nome de Joãzinho para João, supostamente porque Joãozinho seria demasiado infantil ou depreciativo?
Eu só soube dessa situação pela imprensa. No Sporting nunca alguém falou comigo sobre isso. Nem faria sentido, aliás. No futebol sempre fui o Joãozinho. Começou quando cheguei ao Olivais e Moscavide, clube onde já estava o João Afonso, que agora joga no Belenenses. Ele é mais velho e faz dois de mim, pelo que eu fiquei naturalmente Joãozinho.
Como avalia os quatro meses que passou no Sporting?
Na altura em que fui chamado para Alvalade, sinceramente eu esperava sair para o estrangeiro. Tinha uma ótima proposta nesse sentido. Até que – estava à noite em casa com a minha mulher – recebi um telefonema do meu agente. Ele falou-me do Sporting e eu nem queria acreditar. Meti, nessa altura, meti de lado as melhores perspetivas e agarrei a oportunidade que o Sporting me deu.
Diria que esteve à altura do que esperavam de si no clube?
Na generalidade acho que estive bem. Mas não foi fácil adaptar-me assim tão depressa a um clube grande. Eu cheguei, treinei-me cinco dias e fui para o campo. No Beira-Mar, claro, a pressão não é tão grande. Mas recordarei para sempre o que o professor Jesualdo Ferreira me disse no final da minha estreia, que eu tinha demonstrado personalidade na forma rápida como me adaptei. Fiquei muito motivado nessa altura. E, hoje, sinto-me um jogador mais valorizado.
Van Wolfswinkel admitiu recentemente que a época também saiu prejudicada pelos problemas financeiros do clube. Como jogador, sentiu essas carências na pele?
Foram coisas pontuais. Atrasava um pouco, mas pagavam.
Jesualdo Ferreira vai treinar o SC Braga na próxima época. O Joãozinho está vinculado ao Beira-Mar. Já sabe se irá para Braga também?
Há 99 por cento de possibilidades de não voltar ao Beira-Mar, com todo o respeito e admiração pelo clube. Depois, ou continuo por cá ou vou para o estrangeiro. Confesso que não tenho propostas concretas para analisar, mas sei de manifestações de interesse. De qualquer forma, qualquer oferta terá sempre de passar primeiro pelo Beira-Mar, emblema com o qual tenho contrato.
Mas há ou não interesse do SC Braga?
Pelo que sei do meu agente, há interesse. Mas nada de concreto, ainda.
A ida de Jesualdo para o Braga poderá facilitar a sua ida também?
Talvez. Ficaria muito lisonjeado, claro, se o professor Jesualdo me quiser outra vez no plantel dele, sobretudo num clube como o Braga. Veria com muito agrado a ida para o Braga, sim.