As vendas de PCs estão em quebra contínua nos últimos anos. Os números da consultora IDC, por exemplo, mostram uma descida de 14% face ao ano passado. Esta quebra deve-se a vários fatores, como a proliferação de tablets e a viragem para a mobilidade, mas o Windows 8 também é considerado um dos responsáveis por este fraco desempenho.
A HP, por sua vez, mostra-se contente com o fim do XP e numa apresentação chegou a mostrar um slide que dizia apenas “Goodbye XP, Hello HP”. O fabricante acredita inequivocamente que o fim do XP vai ajudar a aumentar as vendas de computadores, noticia a ComputerWorld.
De acordo com Enrique Lore, um dos vice-presidentes da empresa, existem 40 a 50% de computadores empresariais que ainda usam o XP. Com o fim do sistema operativo, todas estas máquinas terão de ser alteradas para uma versão mais recente e é aí que a HP quer ganhar vendas.
O foco da empresa passa por apresentar novos sistemas e novos PCs, com produtos que sejam bons e «cool», segundo Lore.
A HP continua a ser o maior fabricante de computadores a nível mundial, com uma quota estimada de 15,7%, abaixo dos 23,7% registados no primeiro trimestre de 2012.
IN:Exame informatica