Já se previa… A Noruega ultrapassou Portugal e é o novo líder nos carros eléctricos.
Depois do cancelamento dos incentivos à aquisição de automóveis eléctricos em Portugal, as vendas deste tipo de veículos estagnaram. Por exemplo, no ano passado, apenas foram vendidos 65 modelos eléctricos…
Já na Noruega… as coisas são bem diferentes! Em Outubro de 2011, o país nórdico lançou um “agressivo” programa para incentivar a mobilidade eléctrica. Neste momento, a Noruega é o país com mais carros eléctricos per capita do mundo.
A isenção do pagamento do Imposto Sobre Valor Acrescentado (IVA), de taxas rodoviárias, de portagens nas auto-estradas, túneis e ferries são algumas das medidas que o governo norueguês aplicou para promover os automóveis movidos a electricidade.
Para além disso, os carros eléctricos não pagam estacionamento, podem utilizar as faixas “BUS” para se deslocarem e os postos de carregamento são gratuitos!
Por falar em postos de carregamento, fique a saber que em Portugal existem 16 pontos de abastecimento rápido. Na Noruega, existem 65… Os postos de carregamento rápido permitem recuperar 80% da carga em 30 minutos.
No entanto, até 2014, está previsto existirem mais cerca de 50 postos de carregamento rápido em Portugal.
O Nissan Leaf reina na Noruega. Em 2012, foram vendidos 2.298 exemplares do eléctrico nipónico. Nos primeiros três meses de 2013, a Nissan já matriculou 893 unidades do Leaf!
Em Portugal, o cenário é totalmente diferente. Actualmente, circulam 286 carros eléctricos.
Por enquanto, o programa de mobilidade eléctrica para Portugal está em “banho maria”. Em Junho, será apresentado um novo programa de mobilidade eléctrica.
Recentemente, a Nissan escolheu a capital da Noruega, Oslo, para apresentar a segunda geração do Leaf. Mas recorda-se de onde decorreu a apresentação mundial da primeira geração do Leaf? Sim, em Portugal…
Fonte: e-move