Noticias

Já há Wi-Fi que “vê”

Chama-se WiSee e é uma tecnologia que usa ondas Wi-Fi e deteta movimentos. Estes gestos são depois traduzidos para comandos, como, por exemplo, mudar de canal de TV.
O sistema criado pela equipa da Universidade de Washington tem uma grande vantagem face à concorrência: o WiSee consegue “ver” os movimentos feitos pelo utilizador em qualquer localização doméstica ou no local de trabalho. O Kinect, por exemplo, tem de estar “ apontado” mesmo para o utilizador, mas com o WiSee o utilizador pode estar até noutra divisão.

A criação da Universidade de Washington está a monitorizar constantemente o ambiente e deteta alterações subtis no sinal de rádio que faz ricochete no corpo humano. Mexer o braço, por exemplo, cria alterações que são detetadas pelo recetor Wi-Fi específico deste projeto. É ainda usado um algoritmo para diferenciar os gestos intencionais dos involuntários.

O sistema reconheceu com uma precisão de 94% os nove gestos que a equipa ensinou e conseguiu ainda identificar o utilizador no meio de várias pessoas.
Veja um vídeo com uma demonstração das capacidades do WiSee.

in EI

To Top