Para encher um cabaz com 85 produtos todos de marcas de fabricantes ou para comprar os mesmos produtos, mas fazendo um mix entre marcas de fabricantes e as marcas próprias da distribuição o sítio mais barato do país é o Jumbo da Amadora.
A Deco Proteste visitou, mais uma vez este ano, 581 lojas de todo o país, analisou 50 617 preços para dois cabazes, um com 85 produtos das marcas de fabricantes mais vendidas, e um outro com produtos de fabricante e 38 produtos definidos de modo genérico e apresenta agora onde se pode fazer as maiores poupanças.
Para o primeiro cabaz o Jumbo faz o pleno do pódio. Em primeiro lugar fica o Jumbo da Amadora, seguido pelo Jumbo da Maia e pela loja do mesmo grupo em Setúbal.
Já para encher o carrinho com o cabaz mix, o Pão de Açúcar de Vila Nova de Gaia e os Mosqueteiros, através do Intermarché Contact, de Vila Pouca de Aguiar fazem frente ao Jumbo da Amadora que fica em terceiro lugar.
Em termos globais, refere a Deco, os preços mais elevados estão nas lojas a sul do país, três lojas no distrito de Lisboa (Bilene na cidade, Polisuper, de Porto Salvo, e Suportel, na Portela) e o Supermercado Veríssimo, em Beja.
Já no que diz respeito a cadeias de hipermercados, a Deco salienta que a cadeia Jumbo "consolida a primeira posição nos dois cabazes e o Pão de Açúcar cola-se na segunda posição". O Continente e o Continente Modelo ficam na terceira posição.
O estudo dá ainda conta que é possível poupar cerca de 20% se se optar por alguns produtos mais baratos. "Nas lojas Ponto Fresco esta poupança atinge os 24%, no Lidl e no Pão de Açúcar ronda os 22%".
dinheiro vivo