As ilhas foram "batizadas" em 1820 por um almirante da Estónia, Adam von Krusenstern e pelo seu capitão francês, Louis Duperrey, em homenagem ao capitão britânico, Thomas Gilbert, que tinha "descoberto" o arquipélago em 1788.
Pescadores de baleias e mercadores de escravos começaram a visitar as ilhas no século XIX e a confusão resultante fomentou vários conflitos e a introdução de doenças.
Num esforço para restaurar a ordem, em 1892, as ilhas tornaram-se um protectorado britânico, juntamente com as ilhas Ellice, e passaram a ser uma colónia em 1916. Nos anos que seguiram, os britânicos incorporaram as ilhas da Linha e as ilhas Fénix à colónia, à qual deram estatuto autónomo em 1971.
Em 1978, as Ellice Islands tornaram-se o estado independente de Tuvalu e a independência de Kiribati seguiu-se a 12 de Julho de 1979.
Com a independência, os Estados Unidos entregaram à nova república a ilha Phoenix e quase todas as ilhas da Linha.
Kiribati é um arquipélago formado por 33 ilhas de coral e vários atóis e era cortado pela Linha Internacional de Data.
Quando em Bairiki (capital) era manhã de domingo, no leste do país era manhã de sábado. Esta situação alterou-se em 1995, pelo realinhamento da Linha Internacional de Data, fazendo com que Kiribati seja o país mais oriental do Mundo. Assim, a ilha Carolina, que foi o primeiro território do Mundo a entrar no terceiro milénio, foi renomeada Ilha do Milénio.
Capital: Tarawa do Sul
Governo: República parlamentarista
Presidente: Anote Tong
Moedas: Dólar de Kiribati, Dólar australiano
Línguas oficiais: Língua inglesa, Gilbertês
Pontos de interesse: Tabuaeran, Ambo Lagoon Club, Mais
Kiribati, Kiribáti. Quiribati, ou Quiribáti é um país da Micronésia e Polinésia que ocupa uma área muito vasta do Oceano Pacífico, mas é bem pequeno em termos de área terrestre.
É o primeiro país a mudar de ano, na ilha de Kiritimati, devido ao fuso horário (UTC +15), ou seja, Kiribati é o país mais adiantado em questão de horário.
Compreende vários arquipélagos (grupos de ilhas),9 de oeste para leste, a ilha de Banaba, as ilhas Gilbert, as ilhas Phoenix e as Espórades Equatoriais à excepção de algumas possessões estadunidenses ao norte do arquipélago.
Tem fronteira marítima com as Ilhas Marshall, a noroeste, com a possessão dos Estados Unidos das ilhas Howland e Baker, a norte, com as três possessões dos Estados Unidos nas Espórades, também a norte (Kingman, Palmyra e Jarvis), com o território francês da Polinésia Francesa, a sueste, com as possessões neo-zelandesas das Ilhas Cook e de Tokelau, a sul, com Tuvalu, também a sul, e com Nauru, a oeste. Sua capital é Tarawa do Sul.
Em março de 2008, o país criou o terceiro maior parque marinho do mundo. Menos de três meses depois, em 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, o seu presidente Anote Tong, pediu ajuda à comunidade internacional para evacuar o país antes que ele desapareça, devido aos estragos causados pelo aquecimento global.
O Parlamento de Kiribati, chamado Maneaba ni Maungatabu, é eleito de quatro em quatro anos e consiste de 42 representantes.
Maneba é também o nome dado às casas de reuniões em todas as comunidades locais.
O presidente é em tempos diferentes chefe de estado e chefe de governo, e tem a designação de te Beretitenti (pronuncia-se "te peresitensi").
Cada uma das 21 ilhas habitadas possui um conselho local que é responsável pelos assuntos quotidianos. A exceção é Tarawa17 , onde existem três conselhos: Betio, Tarawa-Sul e Tarawa-Norte.
fonte :wikipedia