A Land Rover é conhecida por construir bons todo-o-terreno. Mas o Defender é, sem dúvida nenhuma, um dos poucos jipes “puros e duros” ainda em comercialização.
Na última edição do Salão Automovel de Genebra, que se realizou em Março de 2013 na Suíça, a marca britânica apresentou a versão eléctrica do carismático Defender.
Agora, a Land Rover está a testar a tecnologia eléctrica do jipe em Inglaterra, mais propriamente no Eden Park!
A Land Rover colocou seis unidades do Defender eléctrico no Eden Park, na Cornualha, na Inglaterra, para transportar 60 visitantes em carruagens atreladas pelo parque.
As seis unidades são baseadas no Defender 110 Pick-Up e apresentam um motor eléctrico com 70kW e 330Nm de binário. As baterias de iões de lítio de 27 kWh de capacidade garantem 80 quilómetros de autonomia. Graças à travagem regenerativa, a autonomia aumenta mais 20 quilómetros ao longo do dia.
Para além do sistema de travagem regenerativa, os seis Defender eléctricos vêm equipados com tracção às quatro rodas e controlo de descida. Todos os exemplares têm a inscrição “All Terrain Electric Research Vehicle”.
A Land Rover estima que cada Defender eléctrico custa 2,29 euros para carregar todas as noites. Para carregar totalmente a bateria, são necessárias 10 horas. As seis unidades do Defender eléctrico passam oito horas por dia a transportar visitantes do parque.
De acordo com o site Autoviva.sapo, Jeremy Greenwood, engenheiro do projecto Electric Defender, revela que “o carro foi modificado de modo que agora inclui uma segunda bateria. Isso irá permitir trabalhar um dia inteiro no Eden Project, mas também melhora a distribuição de peso e estabilidade. Além disso, ligámos os travões das carruagens aos pedais do Land Rover, aumentando a segurança”.
Fonte: e-move