Noticias

LE – Benfica vence AZ Alkmaar (1-0)

O Benfica nunca foi eliminado em competições da UEFA por equipas holandesas desde que Jorge Jesus assumiu o comando técnico e esta quinta-feira os encarnados construíram um resultado que permite manter essa tendência viva.


As águias venceram o AZ Alkmaar por 0x1, com um golo de Salvio, e seguem em vantagem para o jogo da segunda mão, que será disputado na próxima semana no Estádio da Luz e no qual não vai poder participar Nico Gaitán, que terá que cumprir um jogo de suspensão. Além disso, há uma dúvida chamada Rúben Amorim, pois o médio foi titular e teve que sair no decorrer da primeira parte devido a lesão, tendo deixado o relvado em lágrimas.

Quando Jorge Jesus teve que fazer a primeira substituição, o resultado era 0x0 e tal se devia a uma grande exibição de Artur Moraes, que defendeu tudo o que havia para defender na primeira parte. No começo da segunda, Salvio inaugurou o marcador e deu vantagem ao Benfica, deixando a eliminatória bem encaminhada para o jogo da segunda mão. É caso para dizer que com Artur e Salvio, os encarnados mostraram ter a lição estudada…de A a Z.

Artur assumiu-se como figura na primeira parte

Após ter apostado em Jan Oblak na eliminatória frente ao Tottenham, Jorge Jesus decidiu voltar a dar a oportunidade a Artur Moraes de defender a baliza do Benfica, à imagem do que aconteceu nos dois jogos com o PAOK, e a aposta do treinador dos encarnados revelou-se acertada no decorrer dos primeiros 45 minutos.O guarda-redes brasileiro assumiu-se como a figura em destaque na primeira parte e logo por aí se percebe que o AZ Alkmaar, sétimo classificado na Liga holandesa, foi melhor do que o Benfica na etapa inicial. Ao intervalo, os encarnados não somavam qualquer remate enquadrado com a baliza, apesar de seis tentativas, sendo que os da casa tinham rematado por nove vezes e quatro delas foram defendidas por Artur Moraes.

Roy Beerens, aos cinco minutos, foi o primeiro a ter a oportunidade de inaugurar o marcador, mas a bola saiu ao lado da baliza do Benfica. Desde cedo o AZ Alkmaar assumiu o jogo e à passagem dos 20 minutos teve duas oportunidades quase seguidas para marcar. Na primeira, Artur Moraes, negou o golo a Aron Jóhansson, o melhor marcador da formação holandesa que apareceu isolado, e na segunda o guardião dos encarnados voltou a brilhar, defendendo com estilo um remate em arco de fora da área de Steven Berghuis.

Aos 37 minutos surgiu uma contrariedade no Benfica, com Rúben Amorim a lesionar-se e a ser substituído por André Almeida, sendo que três minutos depois os forasteiros tiveram a única ocasião de perigo em que ameaçaram a baliza do AZ Alkmaar, com Rodrigo a rematar à meia volta mas por cima.

Antes do intervalo, porém, o AZ Alkmaar voltou a estar perto do golo, mas, uma vez mais, Artur Moraes manteve o nulo no marcador. Steven Berghuis passou por Guilherme Siqueira e rematou enquadrado com a baliza, mas o guarda-redes voltou a exibir-se com uma boa defesa.
Salvio encaminhou a eliminatória



Ao intervalo o 0x0 era bom para o Benfica, embora o AZ Alkmaar até merecesse estar na frente do marcador. Contudo, os encarnados surgiram melhor na segunda parte e desde logo responderam à tão elevada percentagem de ineficácia do adversário.Logo aos três minutos, Cardozo teve uma grande oportunidade para marcar, permite a defesa de Esteban Alvarado, mas a bola sobrou para Eduardo Salvio, que de fora da área e de forma acrobática, inaugurou o marcador e colocou o Benfica a vencer.

À ineficácia do AZ Alkmaar, as águias responderam com eficácia logo a começar a etapa complementar, passando para a frente do marcador e construindo um resultado que é importante para encarar o resto da eliminatória, pois um golo apontado fora de casa pode fazer toda a diferença.

Os comandados de Dick Advocaat sentiram o golo e nunca conseguiram voltar a criar o perigo que tinham conseguido criar ao longo dos primeiros 45 minutos. Para isso também contribuiu um Benfica bem melhor que na primeira parte, que soube manter o AZ Alkmaar longe da sua zona defensiva e que podia até ter conseguido um resultado mais dilatado, pois criou ocasiões para tal.

zerozero

To Top