Lachlan Connor consegue tocar 13 instrumentos, incluindo guitarra, piano, gaita de foles, bandolim e acordeão
Um jovem norte-americano descobriu que tinha talento para a música depois de sofrer dois traumatismos enquanto jogava futebol. Lachlan Connor é uma das únicas 30 pessoas do mundo com "síndrome da sabedoria adquirida".
Lachlan Connor praticava futebol e "lacrosse", mas, segundo a mãe, era incapaz de trautear, sequer, músicas infantis. "Não tinha nenhum talento para a música", garantiu Elise Hamilton, em declarações a uma estação de televisão norte-americana.
Os médicos que trataram Lachlan dizem que as lesões provocadas pelas duas concussões que o adolescente sofreu, enquanto jogava, lhe "refizeram" as ligações do cérebro e estimularam uma parte neurológica que nunca foi utilizada: "Nós achamos que era um talento que estava latente e foi de alguma forma descoberto pelas ligações formadas depois das lesões".
Este fenómeno é conhecido pela medicina como "síndrome da sabedoria adquirida", ou "síndrome de Savant", que continua a ser um mistério para a ciência e aconteceu a apenas cerca de 30 pessoas no mundo.
Os cientistas põem a hipótese de o síndrome da sabedoria adquirida ser uma reação neurológica em que o cérebro, sendo lesionado no lado esquerdo, compensa a perda dos neurónios, desenvolvendo novos tecidos no lado direito.
Alguns académicos supõem que tenha sido o que aconteceu com o músico Chopin e até com o padre António Vieira que, no episódio "O Estalo de Vieira", sofre uma dor de cabeça tão violenta que desmaia e, ao despertar, se torna num eloquente orador e escritor.
A durabilidade dos talentos adquiridos, por norma, é vitalícia. É extremamente raro que alguém, tendo sofrido transformações provocadas por aquela síndrome, venha a perdê-las.
Lachlan Connor sofreu violentas lesões na cabeça e, durante a recuperação, teve alucinações e episódios de epilepsia.
"Caí de costas e bati com a nuca no chão. Lembro-me de me levantar e sentir-me realmente tonto. Nem sequer me apercebi que algo realmente mau tinha acontecido", disse Lachlan,
Quando saiu do hospital, passadas duas semanas, os médicos disseram-lhe que não poderia voltar a praticar desportos de contacto, mas Lanchlan rapidamente percebeu que conseguia tocar com facilidade 13 instrumentos, só de ouvido e sem ter qualquer tipo de treino. Lanchlan consegue tocar instrumentos como guitarra, piano, bandolim e gaita de foles.
O estudante, de 19 anos, diz que tinha tentado aprender piano antes do acidente, mas que rapidamente percebeu que não tinha qualquer aptidão para a música: "Sinceramente, penso que alguma coisa se interligou e algo mudou. Graças a Deus que assim foi", disse à cadeia de televisão norte-americana CBS4.
Jn