Cabos e fichas degradados na origem de muitas falhas do serviço.
A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) analisou 543 situações (ou locais) no âmbito das ações de fiscalização à Televisão Digital Terrestre (TDT), tendo detetado 397 problemas de acesso ao serviço. E, em 228 casos, a deficiência foi motivada por instalação inadequada dos aparelhos pelos utilizadores.
Má orientação para o emissor de televisão que melhor serve o local; problemas de fixação da antena; utilização indevida de antenas interiores ou anomalias diversas como cabos e fichas degradados ou partidos são alguns dos problemas identificados.
Em 160 locais registaram-se divergências entre os resultados das medições dos técnicos da Anacom no local e a informação disponibilizada pelo operador (PT). Em sete locais, os problemas deveram-se a avarias ou a manutenções temporárias que levaram à interrupção da emissão. Duas situações surgiram por problemas externos, que foram resolvidos pelas equipas técnicas da Anacom.
Este trabalho (que envolveu um total de 2568 horas) permitiu identificar problemas e indicar soluções para as dificuldades de acesso à TDT a um universo, estima a Anacom, de cerca de 2385 utilizadores, alguns dos quais reclamaram diretamente ao regulador das comunicações.
IN:CM