António Albuquerque, jornalista da área económica dispensado há cerca de dois meses do jornal Diário Económico e marido da agora ministro das Finanças Maria Luis Albuquerque, começou recentemente a prestar serviços de consultadoria nos projectos fora de Portugal do Grupo EDP.
A notícia é avançada pela revista “Visão”, recordando o facto de Maria Luis Albuquerque ter sido a responsável, então enquanto secretária de Estado do Tesouro, pela conclusão, no ultimo dia de 2011, da venda de uma participação de 21,35 por cento da eléctrica nacional aos chineses da Three Gorges, por 2,7 milhões de euros.
Essa operação de venda estará, de resto e segundo a mesma publicação, a ser investigada pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), onde Maria Luis Albuquerque já terá inclusivamente prestado declarações sobre eventuais pressões a que terá sido sujeita durante a privatização.
Quanto a António Albuquerque, abandonou os cargos executivos que detinha no “Diário Económico” com a nomeação da mulher para secretária de Estado do Tesouro, no final de Junho de 2011, acabando por ser incluído numa lista de cerca de duas dezenas de funcionários a dispensar pela empresa, detida pela Ongoing, em finais de 2012. Há cerca de dois meses, chegou a acordo para a rescisão.
Após algumas semanas de desemprego, António Albuquerque foi contratado a prazo pela EDP, com as funções de consultor, conclui a “Visão”.
Fonte: Diário Digital