A nova Mitsubishi Canter EcoHybrid, apesar de ser híbrida, merece todo o destaque aqui no e-move.tv! Porquê? É o primeiro camião da categoria com uma versão híbrida, estreia uma nova caixa de velocidades e… é produzido em Portugal!
A Canter EcoHybrid tem uma “costela” portuguesa. O camião japonês é produzido na unidade fabril do Tramagal, no concelho de Abrantes.
Nunca um camião deste segmento teve uma variante híbrida. A Canter EcoHybrid consome até menos 23% de combustível em relação a uma Canter convencional nas suas deslocações citadinas.
Para isso, a Canter híbrida vem equipada com um motor eléctrico síncrono de magneto permanente com uma potência de 40kW e um binário máximo de 200Nm. Este motor eléctrico está posicionado entre a embraiagem e a caixa de velocidades.
O motor eléctrico é alimentado por um conjunto de nove módulos de baterias de iões de lítio, arrefecidas a ar, localizadas numa resistente caixa posicionada no lado esquerdo do chassis, entre os eixos. Esta caixa é capaz de suportar embates até 50km/h.
As baterias apresentam uma capacidade de 7,5 Ah e pesam apenas 63,5 kg. A garantia das baterias de iões de lítio é de cinco anos sobre todos os principais componentes.
Para além do motor eléctrico, a Canter EcoHybrid utiliza um motor diesel de 3 litros com 150 cavalos e 370Nm de binário máximo. A Canter híbrida tem um sistema de reciclagem de gases no escape e filtro de partículas.
A Canter EcoHybrid tem mais 150 kg que uma Canter convencional. Na Europa, a variante híbrida da Canter tem um peso bruto de 7,5 toneladas e oferece uma capacidade de carga de 4.845 kg.
Mas a Canter EcoHybrid estreia uma nova caixa de velocidades de dupla embraiagem com seis velocidades – a Duonic. O camião híbrido nipónico é o primeiro a disponibilizar esta caixa de velocidades.
A unidade é baseada numa caixa manual de seis velocidades com dois discos de embraiagem molhados hidráulicos e um sistema de controlo electrónico. Importa referir que a Canter EcoHybrid vem equipada com sistema Start/Stop.
Mas toda esta tecnologia paga-se caro. A Canter EcoHybrid custa 37.400 euros (preço sem IVA)…
Segundo a marca, ao fim de dois a três anos de utilização, o cliente tem o retorno do investimento.
Fonte: e-move