O músico Cian Ciarán vai protagonizar um protesto invulgar contra os novos investimentos do Reino Unido em energia nuclear: um concerto que tem como palco o topo de um aerogerador. Trata-se da primeira apresentação pública do seu novo álbum, que incentiva o público a “fazer ouvir a sua voz”.
Em causa estão os planos de governo britânico para a instalação de novos reatores nucleares no território e em particular, a possibilidade de ser escolhida como localização a região de Wylfa, onde persistem os últimos reatores nucleares do País de Gales, que têm desativação agendada para daqui a dois anos. Com efeito, a empresa japonesa Hitachi já pagou ao Reino Unido pelo direito de instalar novos reatores nucleares nesta área.
Cian Ciarán discorda da opção pela energia nuclear. “Há o mito de que a energia nuclear é verde”, refere o músico, que acrescenta “É treta, na minha opinião. É preciso extrair o urânio, enriquecê-lo, transportá-lo até ao local, já para não falar de todo o cimento que é necessário para a construção [do reator]”. Deste modo, “Não é, de modo algum, verde”, conclui o músico.
Para manifestar a sua oposição à decisão do governo e o seu apoio à energia eólica, o músico natural do País de Gales vai realizar o primeiro espetáculo do seu novo álbum, cuja mensagem é, muito a propósito, “gritar, fazer ouvir a nossa voz”, na plataforma de observação da turbina eólica de Swaffam.
Localizada no condado de inglês de Norfolk, esta turbina de 67 metros de altura faz parte do The Green Britain Centre, um parque da Ecotricity (empresa britânica que instala turbinas eólicas e parques solares), que tem como objetivo “informar, educar e tornar as pessoas capazes de agir para vir a viver, no futuro, numa Grã-Bretanha verde”.
Para dar a conhecer ao público como se constrói e como funciona uma turbina eólica, o The Green Britain Centre dispõe de um aerogerador com uma plataforma de observação panorâmica, situada abaixo mesmo abaixo do eixo da hélice, visitável por marcação, um caso único no mundo.
É nesta plataforma e com um público de sete pessoas, que Cian Ciarán vai apresentar o seu novo trabalho, intitulado “They Are Nothing Without Us”, hoje à noite.
Fonte: Naturlink