Lento, mas firme vamos entrando na era do Ultra HD. Antes do Natal do ano passado já falamos sobre a Vu+ solo 4K, na altura, primeiro receptor sat com capacidade de reproduzir canais em qualidade UHD , também conhecido como 4K. Mas temos admitir, com um preço demasiado alto e escolha de processador com arquitetura ARM deixou pé atrás para muitos potenciais compradores. Hoje temos novo jogador no mercado. Estou falando sobre a empresa holandesa Mut@nt e seu novo modelo Mutant HD51 Ultra HD.
Primeira vez energéticos jovens empreendedores Holandeses entraram neste mundo de amantes de satélite com modelos os Mut@nt 500C e Mut@nt 1100 no ano passado. Dois modelos económicos para competir com Vu+ zero. Preço certo e apoio direto de duas das maiores equipas de E2 – OpenATV e Open Pli definitivamente foi estratégia certa. No momento nome Mut@nt já é bem visto na maioria parte de Europa.
Mas voltemos ao principal motivo deste texto – Mutant HD51 Ultra HD.
Parece que temos aqui primeiro receptor 4K / UHD na base de processador Bordacom.
Hardware
Especificações técnicas:
- OS Linux E2
- CPU BCM 7251s Dual Core
- DMIPS CPU: 10500 DMIPS
- SoC: 28-nm, Clock speed: 1500Mhz
- 4GB flash
- 1 GB de RAM
- 2 Tuners plug´n´play DVB-S2 ou 2x DVB-C/T ou 1x DVB-S/S2 e 1x DVB-C/T
- Internal disco rígido 2,5”
- PVR pronto
- 1x Smartcard-leitor
- Slot 1x DVB Interface comum
- 1 x USB 3.0 / 2 x USB 2.0
- Interface Ethernet Gigabit
- SPDIF da saída de áudio (óptica)
- Visor VFD dot-matrix
- 1x HDMI 2.0
- DiSEqC 1.0 / 1.1 / 1.2 / USALS
- 12V Fonte de alimentação externa
Estilo visual do Mut@nt HD51 UHD podemos caracterizar com “back to classics”. Caixa de embalagem semelhante a caixas de outros modelos desta marca mas maior. Tamanho da Mut@nt HD51 UHD em si é 300mm x 220mm x 50 mm.
Dentro da caixa temos o receptor, controlo remoto e uma outra caixa pequena com fonte de alimentação externa e cabos para disco rígido 2,5”
Receptor tem visual classifico, com visor VFD, tecla stan-by no lado esquerdo e no lado direito há uma aba que esconde uma ranhura de CI , um leitor de cartões e uma porta de USB 2.0
Na parte de trás, encontramos:
- dois slots para tuners Plug´n´Play
- uma saída de AV
- uma saída de S/PDIF
- uma saída de HDMI 2.0
- uma porta de USB 2.0
- uma porta de USB 3.0
- um conector Ethernet Gigabit
- Conector para fonte de alimentação
Controlo Remoto
Controlo remoto incluído no pacote é o mesmo que já vimos com modelos de Mut@nt 1100 e 500c – robusto é funcional.
Software
Tal como outros modelos, Mut@nt HD51 UHD corre com opensource linux OS Enigma2. No momento (Julho de 2016) receptor tem apoio de OpenATV e OpenNFR. Em breve deverá sair primeiros ROM´s de OpenPli.
Inicialização de frio da Vu+ Solo 4K, utilizando image OpenATV leva 28 segundos.
Restart Enigma – 7 segundos.
Navegação entre os menus é fluída, PIP funciona sem qualquer problema tal como se espera em equipamentos de topo de gama.
No coração de Mut@nt HD51 UHD é processador BCM 7251s por isso todos os softcams possíveis funciona sem qualquer problemas.
Qualidade de imagem Mut@nt HD51 UHD é excelente tanto nos canais 4K como canais HD e SD.
Resumindo:
Pessoal da Mut@nt escolheram altura e preço certo para conquistar seu lugar debaixo do sol. Para quem é “old school” e não quer lixar cérebro com cenas de Android ou openelec, para quem quer experencia de TV sólida e estável e para quem não está pronto gastar tanto como viciados da Vu+, Mut@nt HD51 UHD é escolha certa no Verão de 2016.
Casa-Digital agradece a www.sat24store.com pelo material prestado.