Um grupo internacional de cientistas mostrou recentemente um fármaco que consegue aumentar os níveis de metabolismo dos músculos, traduzindo-se numa maior resistência física.
O fármaco, conhecido por SR9009, foi desenvolvido pelo Thomas Burris, professor do The Scripps Research Institute (TSRI) e testado em ratinhos de laboratório. Notou-se um aumento do nível metabólico dos músculos, permitindo aos ratos desenvolver músculos maiores e correr maiores distâncias, graças ao uso do SR9009. Ou seja, podemos dizer que este medicamento replicava os efeitos do exercício aeróbico.
O fármaco liga-se a uma proteína, que é posteriormente ativada, conhecida por Rev-ErbAα, que influencia a eliminação de lípidos e glicose no fígado, a produção de células que armazenam gordura e a resposta de macrófagos (células que removem as células mortas ou a morrer) durante a inflamação do corpo.
Nas palavras de Burris, “os animais desenvolvem músculos como se fossem um atleta que fizesse exercício intensivo todos os dias.”
Se este medicamento vier a ser passível de ser aplicado às pessoas, espera-se que sejam desenvolvidas novas terapias para combater a obesidade e os diabetes.
Este estudo foi publicado dia 14 de julho na revista Nature.
Fonte: Quero Saber