É já na próxima sexta-feira de manhã que o Painel Intergovernamental de Cientistas para as Alterações Climáticas (IPCC) publica o 5º relatório sobre a ciência climática, também conhecido por relatório do Grupo 1. Pelo que já foi divulgado, uma das principais conclusões do relatório será que agora estamos mais certos do que nunca que os seres humanos são os principais causadores das alterações climáticas.
Em cada relatório de avaliação, um grupo de cientistas de todo o mundo analisa a mais recente investigação científica sobre alterações climáticas. Este 5º relatório foi elaborado por mais de 800 cientistas e beneficia, ainda, de modelação mais avançada e de uma maior compreensão sobre as alterações climáticas.
Depois deste relatório serão lançados, em 2004, os trabalhos relativos aos outros grupos de trabalho sobre impactos das alterações climáticas (em Março 2014) e mitigação das alterações climáticas (Abril de 2014). Em Outubro de 2014, será lançado, por último, o relatório global de síntese.
O 4º relatório de avaliação do IPCC, publicado em 2007, foi um catalisador importante para a acção climática a nível nacional e internacional. Este relatório forneceu a base científica para as negociações internacionais no período que antecedeu à Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, em Copenhaga, em 2009.
Já se sabe que o 5º relatório mostrará, com maior clareza que nunca, que as alterações climáticas são reais, são causadas pelas actividades humanas e requerem medidas urgentes. O nível do mar está a subir, os padrões da precipitação estão a mudar, o gelo no mar está a diminuir e os oceanos estão a acidificar – todos estes impactos têm consequências graves para as nossas comunidades, economias e biodiversidade.
Neste momento, o resumo deste relatório para os decisores políticos está a ser negociado linha por linha entre o IPCC e os delegados governamentais de todo o mundo. Esta negociação significa que todos os países aceitam que o que está escrito no relatório é rigoroso. “Após a divulgação do relatório sobre a ciência climática, os líderes de todo o mundo devem ser lembrados de que concordaram que as alterações climáticas estão a acelerar mais rapidamente do que nunca, que os seres humanos são a causa dessas mudanças e que é, portanto, hora dos mesmos corrigirem a sua trajectória de desenvolvimento. Não deve haver qualquer líder no mundo que não tenha já observado os dramáticos impactes das alterações climáticas têm ocorrido nos últimos anos”, explica a Quercus em comunicado.
A 11 de Novembro de 2013, em Varsóvia, os líderes mundiais estarão reunidos na Cimeira anual convocada pelo secretário-geral da ONU Ban Ki Moon para enfrentar a actual “ameaça ao desenvolvimento, à estabilidade dos países e economias, à saúde do planeta.” Em Varsóvia, serão conhecidos os resultados completos do 5º relatório do IPCC sobre a ciência climática.
A portuguesa Quercus estará a acompanhar todas as discussões de Varsóvia, assim como os trabalhos preparativos, através do blog A Quercus na COP19 – Varsóvia
Fonte: Greensavers.pt